Bem senhores, a interface gráfica influi e muito no desempenho de um
servidor. Claro que se o servidor estiver rodando somente o squid, e ele
for um dual core pelo menos, isso não fará diferença.
Porém, o grande problema que vejo com a Interface Gráfica em um servidor
e que nós acabamos usando o servidor para outra coisa (como navegar na
net mesmo).
Um servidor sem interface gráfica, não permitira que você fique
navegando na internet.
Pois a grande diferença entre o ubuntu server e o desktop é justamente a
ausência de interface gráfica.
Agora se a máquina tiver a finalidade de rodar um servidor de BD por
exemplo, e tiver uns 50 clientes fazendo consulta a este BD, com certeza
o vários kbytes de memória consumida pela interface farão diferença, e
claro que não preciso ir longe pra ver isso, basta dar um top e começar
a fazer requisições e chamadas, mesmo em um Mysql.
Quanto a uma boa interface gráfica de auxilio a manutenção de um
servidor, bem minha gente, tem o webmin e ainda no caso de administração
de BD tem o phpmyadmin para o mysql e tem uma ferramenta web para o
postgree.
è claro que nada impede que novas ferramentas sejam desenvolvidas para a
gerência via WEB.
Bem, voltando a thread original.
Eu gosto do ubuntu server para pequenos servidores, onde irei atender
até uns 100 terminais, e geralmente para acesso WEB como squid,
firewall, apache, DNS, samba, etc.
Agora, onde há necessidade de utilizar mais de 100 computadores, e será
feita a utilização de BD, ai eu particularmente ja prefiro o debian, por
sua estabilidade conhecida.
O repositorio do ubuntu é muito completo, então eu ja posso utilizar ele
no debian.
Abraços
--
Prof. Vagner Schoaba