Concordo com 90% do que você falou, exceto...
>não dá pra dizer que o Gimp substitui o Photoshop
Considero o GIMP melhor que PhotoShop, uso ele profissionalmente e não
tenho do que reclamar.

Quanto ao Flash, isso caí em outro tópico.
Sei que existem clientes que exigem páginas animadas de qualquer forma,
mas isso é realmente necessário? Será que HTML+CSS+PNG+PHP não resolva,
 Talvez JQuery ou Mootools? Para a maioria das páginas onde o objetivo
real é passar informação?
Dê uma olhada nisso:
http://trends.google.com/trends?q=flash&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0
http://google.com/trends?q=windows%2C+ubuntu&ctab=0&geo=all&date=all&sort=0

Não uso o Flash fazem 8 anos, nem quero usar, é realmente complicado se
construir uma página que seja limpa e siga os padrões usando o Flash.

Existe um programa que não é bem para animação Web, mas pode ser usado
para tal, é o Blender.

--
Lucas Saliés Brum
Linux User #456043