2009/6/14 Fernando Brito <fernando...@gmail.com>

> Use o GPART do Ubuntu. Lá você divide a seu modo. Cuidado pra não
> excluir a partição do Sistema, se tiver algum. FAT 32 para até 40GB,
> ou NTFS a partir de 40GB.

> sem

Oi,

        IMHO, não interessa se o HD é externo ou interno, se é de 10GB ou de
2TB. Use NTFS.

        Motivo: NTFS conta com journaling[1], o que vai dar uma maior
segurança para os seus dados, e uma performace muito boa. Ou então use ext3,
porém será penalizado ao tentar utilizar seu HD externo com o windows.

        Linux escreve perfeitamente ntfs, com o ntfs-3g[2], que pode ser
baixado no seu linux; até deve ser padrão no ubuntu.

        Espero ter dado uma nova abordagem a sua pergunta.

       []'s

[1] pt.wikipedia.org/wiki/Journaling
[2] www.ntfs-3g.org/
*