2009/6/29 Aldo Lisboa <aldo.lis...@gmail.com>:
> Gostaria de saber, como faço no Ubuntu e no Debian, esta partição (VM),
> fique intacta, somente leitura, tanto para "users" como para o "root"
> (já que sempre tem uns alunos que esculacham as coisas).
>
> Estou perdido com essas permissões.
> Algué, poderia me ajudar?

Monte a partição "VM" como somente leitura. Pode fazer isso no FSTAB
usando no parâmetro -o a opção ro. Veja mais em "man mount", porém
restringir o root de alterar isso eu acredito que não tenha como fazer
já que root é o administrador do sistema. A única solução é não dar a
senha de root para os alunos.