Estou tendo um problema para montar uma partição automáticamente no BOOT.

Manualmente, funciona com o seguinte comando (só que para root dá
permissão total e para user, somente leitura) eu uso o seguinte comando:

$ sudo mount -t ext3 /dev/sda6 /media/VM/

No FSTAB eu tentei duas maneiras, e nenhuma deu certo:

/dev/sda6    /media/VM    ext3,user,auto,ro          0     0

/dev/sda6    /media/VM    defaults,user,auto,ro    0     1

Perceba que a opção ro está habilitada (para que seja somente leitura
para todos os usuários e assim, manter a integridade das máquinas virtuais).

 > Gostaria de saber, como faço no Ubuntu e no Debian, esta partição (VM),

 > Monte a partição "VM" como somente leitura. Pode fazer isso no FSTAB
 > usando no parâmetro -o a opção ro. Veja mais em "man mount", porém
 > restringir o root de alterar isso eu acredito que não tenha como fazer
 > já que root é o administrador do sistema. A única solução é não dar a
 > senha de root para os alunos.

existem 3 Sistemas Operacionais Instalados:

 >>> 10 GB --> EXT4 (para Ubuntu 9.04)
 >>> 10 GB --> EXT3 (para Debian 5.0.1)
 >>> 3 GB ----> SWAP (Swap)
 >>> 7 GB ----> EXT3 (Partição VM, onde ficam hospedadas 6 máquinas
virtuais do VMware)

mudadas, quando necessárias, devem ser apenas >>>copiadas para um outro
diretório qualquer (ou num dispositivo removível), no sistema
operacional desejado, para >>>serem alteradas conforme o decorrer das
aulas via VMware Player.

possibilidade de acessar a partição VM (EXT3) >>>com privilégios de
somente leitura.