Boa noite meu povo,

Estou montando uma estação de trabalho para fins educacionais, onde
existem 3 Sistemas Operacionais Instalados:
- Windows XP;
- Ubuntu 9.04
- Debian Lenny 5.0.1

O HD está particionado da seguinte maneira:

15 GB --> NTFS (para Windows XP)
10 GB --> EXT4 (para Ubuntu 9.04)
10 GB --> EXT3 (para Debian 5.0.1)
3 GB ----> SWAP (Swap)
7 GB ----> EXT3 (Partição VM, onde ficam hospedadas 6 máquinas virtuais
do VMware)

Esta máquinas virtuais que ficam na partição VM, não devem ser mudadas,
quando necessárias, devem ser apenas copiadas para um outro diretório
qualquer (ou num dispositivo removível), no sistema operacional
desejado, para serem alteradas conforme o decorrer das aulas via VMware
Player.

Com o Windows, instalei o DiskInternals Linux Reader, que me dá a
possibilidade de acessar a partição VM (EXT3) com privilégios de somente
leitura.

Gostaria de saber, como faço no Ubuntu e no Debian, esta partição (VM),
fique intacta, somente leitura, tanto para "users" como para o "root"
(já que sempre tem uns alunos que esculacham as coisas).

Estou perdido com essas permissões.
Algué, poderia me ajudar?

Att.
ALDO LISBOA*