________________________________

De: Salles <salles....@gmail.com>
Enviadas: Sexta-feira, 31 de Julho de 2009 10:16:42
Assunto: Re: [Ubuntu-BR] Res: Antivirus e detector de tentativa de invasão

Mas isso foi à muito tempo , eu estava é com às versões Anteriores que eram
8.04 e 8.10 .
No Inicio , era maravilha eram uns 8 meses , creio eu , sem invasões serias no
passado , até que numa dessas listas de ajuda que entrei no Irc do freenode ,
começou meu problema , entre eles deboches chatos de alguns participantes por
causa de munças estranhas no meu Nick name , que não conseguia descobrir o por
que disso , e eu Honestamente só queria informações de como incermentar o meu
sistema .
E os Repositórios que não atualizava , e nem consegui fazer um disco
de recuperação direito , ou ainda melhor , gerar uma Iso de meu sistema
configurado ao meu gosto , isso não consguia ...

Se houve uma falha de segurança no Ubuntu os desenvolvedores devem ter
ciência do que ocorreu contigo ou:
Se houve falha na segurança por descuido de sua parte, é importante que
relates para que possa ser instruído a corrigi-la.

Descuido sim houve mas eles não eram detectados , por faltas de informações
exatas , entre elas : como se detecta algo que não pode ver da rede ? Como se
previrir de mudanças grosseiras no Kernel , para evitar alterações indevidas ,
desconhecia isso naquele momento .
  No inicio , à existencias de programas para me previnir , ou como saber se o
Firewall funciona ? E se ele  barra tudo mesmo ?
Era esse o meu problema na epoca , depois disso , soube como
funcionava o Firewall . Firestarter por exemplo, que eu tentei usar mas dava
erro ou falhava , funcionou depois , mas era tarde demais , o invasor deu essa
chance de mexer nele por disfaçe , me enganando achando que funcionava , mas
sem saber que uma porta secreta foi aberta pra ele , inserindo codigos
maliciosos na minha maquina , entre eles o que faz o computador virar zumbi dos
invasores , me prejudicando...

Houve um relato aqui na lista de um rootkit em um servidor linux mas as
consequências foram simplesmente sua auto-repetição e lotação do temp.
Supôs-se na época que ele teria sido implantado por uma máquina da
própria rede e não por uma invasão.
Outro colega nosso teve seus arquivos criptografados por deixar uma
sessão Windows aberta on-line no Wine.

Entenda que a partir do momento em que você compartilha dados, fica
exposto à invasão de sua privacidade. A segurança não depende
exclusivamente do sistema, mas de sua forma de administrá-la.

Está certo , concordo com você ! É por isso que não vou desistir no Ubuntu ,
não que é Linux , mas que me deu boas alegrias ao conhece-lo
Tudo que preciso saber é conhecer ao fundo tudo sobre conexões e segurança ,
pois foi o meu descuido não ter acessado direito essas informações ...

Desde que uso o Ubuntu só presenciei 3 tentativas de invasão na minha
máquina sem qualquer efeito e nem me dei ao trabalho de rastrear a
origem, simplesmente ignorei-as.
Já "recebi" pelo menos uns 30 arquivos viróticos e já ví muitos scripts
tentarem auto-execução pelo Firefox... e daí?
Só para saberes: Não sou "expert" em segurança, não alterei as
configurações originais do firewall e não uso anti-virus.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389

Em Qui, 2009-07-30 às 17:54 -0700, Yet_estelar escreveu:
> Éh! E os Rootkits ?! ( Essa praga que uma vez tirou o meu Ubuntu no Ar e
> comntaminhou todos os meus arquivos ) Não conta não ?! É melhor contar à
> verdade pra ele viu .. !

Yet, conta essa história direitinho, porque ela interessa a todos.
"Como" isso aconteceu e "o que" aconteceu...