Em Sex, 2009-07-31 às 09:26 -0700, Yet_estelar escreveu:
> Deve ser esses o nome... mas não me recordo... tive que esquecer esse
> detalhe...
> pois foi um chato e tremendo prejuizo que tomei ,
> essa praga inseriu o famoso virus " Irc no Bot " que transformou o meu Ubuntu
> em Zumbi ,
> vê se pode e com isso tendo meus acessos favoritos sabotados e um site fora
> do ar meu  ...
> Na epoca tão empolgado com ele Ubuntu com essa vunerabilidade que ele tinha,
> não esperava encontrar coisas que eram incomum como :
> [...]

Yet, mesmo parecendo que estou te dando bronca, vamos lá, leia tudo numa
boa e "capte minha mensagem":

- Até onde sei IRC bot não é um virus e sim um script, se estava rodando
na tua máquina, foi porque o executou por livre arbítrio.
- Favoritos "sabotados" em que browser? Mandaste instalar algum "bar"?
Provavelmente sim, novamente por teu livre arbítrio.
- Teu site fora do ar: O que isso tem a ver com o Ubuntu? Se invadiram
teu site foi "lá" no host e não na tua máquina.
- Repositórios desatualizados e mudanças no atualizador? Provavelmente
você mudou as opções do gerenciador de atualizações e desmarcou
repositórios... falha sua.
- Firewall desinstalado? Me poupa, Yet... sem comentários.
- Tudo isso acontecia no 8.04? Não, aconteceu com os sistemas anteriores
também, porque você falhava na configuração e segurança.
- Problemas com a placa de vídeo no 8.10 realmente podem ter sido
derivados do teu hardware, mas você poderia ter certeza disto postando o
problema na lista e suas possíveis soluções.
- Você está em outro sistema operacional, ótimo. Os problemas acabaram?
- Solaris? Seria melhor pesquisar mais uma pouco, é um Debian e rodei
uma das versões, por sinal muito semelhante ao Ubuntu...

Finalizando as neuras:
Como se livrar dessas ameaças?
Simples, pare de instalar tudo que aparece na tua frente, não faça
experiencias com o que não conhece, não saia alterando as configurações
de seu sistema "para ver o que acontece", mantenha seus repositórios
habilitados e proceda as atualizações de segurança.

E, como você lida com imagens eróticas (você citou isso quando entrou na
lista), lembre-se que és um "honey pot" para os amiguinhos de chat
metidos a "crackers" que sempre tentarão te sacanear... portanto, se
cuida.

Cara, instala o Ubuntu 9.04 e manda ver.

Salles (Nethell) Ubuntu User 24389