Olá Cesar,

Tive problema semelhante ao seu, mas era Windows XP e Ubuntu 9.10. Segui
essa solução em http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1169149 e
depois liberei as conexões no Firestarter vindas da minha rede doméstica
(from 192.168.1.0/24).

Hoje não recebo mais a mensagem de erro (igual a sua) quando clico em
"rede" e acesso todos os compartilhamentos da rede doméstica.

Abraços e sucesso,
Nelson