Eu odeio o rWindows com todas as minhas forças. no trabalho, no entando, por
questão das ferramentas que os clientes requerem e não da minha empresa em
si, sou obrigado a usá-lo. Em casa, só dá Linux a uns 8 anos, inclusive
minha esposa que não entende nada de informática. Ela "aprendeu" a usa Linux
qdo pedi para ela revisar o meu português em uma trabalho que fiz. Ela uso
sem saber o que estava usando e só quando terminou é que falei que era Linux
e Open Office 1.1. Gostou tanto que não usa mais rWindows a tanto tempo que
não lembra mais como era.

Uso Linux desde 1998 e antes disso havia usado Unix profissionalmente. O
Unix eu usei durante 4 anos e a máquina nunca travou ou teve problemas de
invasão. Ela no mínimo era ligada na segunda-feira pela manhã e desligada na
sexta-feira a noite. Normalmente era eu mesmo que fazia isso. Normalmente
ela ficava ligada 24/7 durante várias semanas ou meses sem problemas de
falta de memória ou progressiva perda de desempenho.

Este equipamento possuia 8 terminais burros ligados a ele e era utilizado
pela empresa para rodar seus sistemas internos. Como era uma instituição de
ensino era utilizado simultâneamente pelos alunos dos diversos cursos,
inclusive de informática, que faziam seus programas em C para as
disciplinas. Todos utilizava-mos ao mesmo tempo, alunos, professores e
funcionários, sem problemas de invasão, corrupção de arquivos ou perda
dados. Olha q as vezes um aluno mal intencionado tentava invadir a área
restrita, mas nunca houve sucesso.

Só tenho a dizer o seguinte: se o rWindows fosse tão bom assim, com o
percentual do mercado que teve (e de certa forma ainda tem) não
precisaríamos de outros sistemas operacionais. Na verdade nem sequer haveria
a oportunidade para outros, pois o mercado estaria totalmente tomado por
ele. Se existe concorrência, é por que ele deixa a desejar em alguns pontos.
A pena é que a maioria das pessoas fala sem ter conhecimento de causa e
critica os "Unixes" sem sequer saber como eles coisas funcionam ou o que tem
a oferecer.

abs.
marco

Marco Antonio Abreu