Caro Xisberto,

O problema foi solucionado hoje. Aqui no mundo Ubuntu Linux não temos
telas azuis e nem necessidade de ficar usando Ctrl+Alt+Del para resolver
pepinos. Mas a gente tem uma característica peculiar, que me lembrei
hoje, testei e solucionei meu problema. Vamos a ela:

Quando o Thunderbird 3.1 foi instalado no upgrade, ele criou um
diretório .thunderbird-3.1 que nada mais era do que um link para o
diretório .thunderbird3.0. Então o que fiz? A pequena mágica de apagar o
diretório de usuário, nesse caso apaguei ambos. Chamei o Thunderbird 3.1
e ele como não achou nenhum diretório de usuário, carregou e criou um
diretório .thunderbird-3.1. Fechei o Thunderbird, apaguei o conteúdo do
diretório que ele acabara de criar e copiei nele os arquivos antigos,
integralmente. Abri novamente o Thunderbird e o problema não se repetiu.

Pronto! Como demorei a me lembrar de apagar o diretório de usuário! :-)

Abraços e sucesso,
Nelson