Xisberto,

Não posso afirmar qual foi o problema, mas tenho quase certeza que foi o
vínculo (link) criado pelo 3.1 com os arquivos de configuração do 3.0.
Segue abaixo os dez passos para a minha alegria, pois profissionalmente,
o Thunderbird é minha aplicação principal.

1- Eu apaguei os diretórios de usuário que foram criados, primeiro pelo
3.0 (.thunderbird) e depois pelo 3.1 (.thunderbird-3.1). Claro que antes
fiz um backup.
2- Rodei o Thunderbird 3.1 que como não achou nenhum diretório de
usuário, seja da versão anterior (3.0) quanto da nova (3.1) iniciou o
processo de geração de novo usuário.
3- Naturalmente eu cancelei a criação do novo perfil na inicialização do
Thunderbird. Ele então abriu sem nenhum usuário criado. Mas gerou uma
pasta oculta novinha em folha, que chamou de .thunderbird-3.1
4- Fechei o Thunderbird.
5- Fui nesse novo diretório e apaguei seu conteúdo completamente.
Mantive a pasta vazia.
6- Copiei o conteúdo que existia na antiga pasta (.thunderbird) e colei
nesse novíssimo diretório recém criado pelo Thunderbird, o
.thunderbird-3.1 (Aí inclui plugins, certificados, emails e tudo mais)
7- Chamei o Thunderbird que ao iniciar, buscou na pasta de usuário que
ele havia criado na primeira vez que rodou, os dados que eu acabara de
colocar lá.
8- Ele subiu sem problema algum, montando pastas de email, calendário
Lightning e address book.
9- Os plugins incompatíveis, foram "compatibilizados" abrindo o xpi e
alterando a versão definida no arquivo install.rdf
10- Tudo funcionando perfeitamente. :-)

Abraços e sucesso,
Nelson