Em Qui, 2010-10-14 às 13:05 -0300, Paulo de Souza Lima escreveu:

> Eu peço sempre uma única cópia do Desktop a cada versão. Eu uso essa cópia
> para divulgação e instalação. Até hoje não consegui compreender o que
> significa *realmente* a expressão *usuários que realmente precisam". É uma
> coisa subjetiva demais para o meu gosto.

Se você pede uma cópia apenas, por que a Canonical iria ter que te
mandá-la, quando você pode baixar? Existem custos altíssimos para se
enviar CDs para diversos países, seja um ou dez CDs.

E eu penso que "usuários que realmente precisam" tem a ver com a atuação
dos LoCo Teams. Quando eu passei a usar o Ubuntu, o LoCo Brasil não era
isso tudo que é hoje, então eu recebia dez CDs -- dos quais tenho
somente as versões 64-bit \0/. Hoje o Brasil está bem estruturado em eus
LoCo, o que pode fazer a Canonical direcionar sua atenção para a
propagação em países com pouca participação comunitária.

> [...]
> precisar, mas garanto que esse não é o meu caso. O que quero saber é o que
> tenho de fazer para ser "elegível" para receber os CDs.

> Um dos requisitos para a solicitação dos CDs é ter uma conta no Launchpad.
> Isso, por si só, já elimina um monte de gente. O que eu acho que o que
> deveria ser cogitado, é habilitar àqueles que assinaram o CoC no Launchpad
> serem elegíveis, ou pelo menos, criar um sistema de pontuação. Do jeito que
> está, parece que existem os que podem e os que não podem, e o critério de
> escolha está acima da compreensão dos pobres mortais.

Ter uma conta no LP não elimina, não. Um monte de gente abre conta o LP
só pra postar perguntas no Answers.

Por fim (não na thread, mas nos meus dois centavos): Eu lembro que na
época do Hardy eu baixei a versão em DVD e imprimi muitas capas feitas
pela comunidade. Distribui todos e para todas as pessoas que viam que
era uma cópia e questionavam isto, eu explicava a filosofia do código
aberto e como o Ubuntu era gratuito. Daquele tempo, tenho seis pessoas
que ainda usam o Ubuntu, e fazem a mesma distribuição.

Concordo que o CD na capa é bem mais chamativo e "confiável". Mas os
recursos da Canonical são limitados e precisam ser melhor direcionados,
com certeza.

Concordo também com o que o nethell falou -- pelo menos, através dos
boarders, para os líderes dos sub-times, enfim, que houvesse mesmo uma
preferência para os que agem pela comunidade.