Vamos com calma, ok?

Primeiramente, qual é a finalidade de um "ponto de restauração"? Seria o de
voltar o sistema a um estado estável a partir de um problema qualquer
causado por um software mal comportado, por exemplo, quando o mesmo se
inicia automaticamente no sistema e quebra sistematicamente e ainda deixa um
monte de "porcarias" no registro do windows.

Para isso, a forma mais correta é simplesmente restaurar o backup no ponto
anterior a instalação do dito programa. Para isso, basta um bom programa de
backup, mídias disponíveis para isso e uma boa disciplina de backup. Nada
mais, isso vale para o win ou para linux ou para mac, ou para solaris ou o
que for.

Mas pontos de restauração, visando o /etc (o nosso "registro" por assim
dizer), isso praticamente não é necessário no Linux, por dois motivos:
primeiro o gerenciamento de pacote é bem feito e raramente um programa
qualquer vai se sujar a tal ponto ou sujar o sistema que vai "quebrar" o
sistema. Ainda mais, os programas são executados com permissão do usuário
logado (lembre-se que geralmente - no caso dos desktops quase sempre),
então, no máximo um "rm" no arquivo de configuração do programa complicado e
está tudo resolvido. Por exemplo, a gente vê tópicos aqui em que a solução é
simplesmente apagar o .mozilla ou .skype ou .mplayer etc. O outro motivo é
que o kernel linux é tão estável que, na pior das hipóteses, um init em modo
de comando e ele sempre vai iniciar, o que permite que o administrador possa
efetuar os reparos sem muito "stress".

As técnicas mostradas no link enviado pelo Sidney são do tipo automatização
de backup (neste caso um backup diferencial do /etc). Isso NÃO É um ponto de
restauração (pelo menos do jeito win like de ver a vida). Mas também é uma
mão na roda se quisermos depois restaurar alguma coisa. Isso vale
principalmente para aquele que ficam fazendo testes com programas "não
confiáveis" (e como root diga-se de passagem) o que estaria totalmente fora
do jeito linux like de ver a vida. Na pior das hipóteses, crie uma máquina
virtual (a lista está cheia de posts sobre isso) e faça os testes lá, esse
seria um jeito mais confiável (isso sem falar em fakeroot etc.). No win a
história é diferente: todo mundo sabe que o MsO, por exemplo, se entranha de
tal modo no sistema que sua remoção posteriormente geralmente danifica
VÁRIAS dlls importantes. Mais uma vantagem do linux: como este tem links e
links simbólicos, é mais fácil o gerenciamento de versões das bibliotecas
compartilhadas - o que significa que mesmo um programa deixando um "rabo"
para trás, um ajuste simples em um link simbólico e o sistema está em um
estado estável novamente.

Minha humilde opinião: esse assunto já está se estendendo demais -  Esse
assunto, PARA MIM, é como aquele negócio de vírus para linux, que existe,
todo mundo sabe que existe, mas ver que é bom.... Sidney, se você está
preocupado em ter o seu sistema sempre redondo, não esquenta, instala os
aplicativos a partir da central e seja feliz. É por essas e outras que só
inicio no Windows quando literalmente "sou obrigado".

Abraços

--
André Cavalcante
Almada, Portugal