Primeiro é necessário determinar onde estarão os dados, muitas
organizações preferem manter tudo local e necessidades pontuais então
liberar um acesso externo, todos os servidores residem num CPD.
Eu pessoalmente prefiro na nuvem, pois os dados podem ser acessados de
qualquer lugar e o CPD é meu próprio provedor de serviços.
Uma meia opção é contratar um ISP e hospedar seu servidor lá,
remotamente você instala o que deseja, configura um site para acesso e
deixa a questão de backup, banda, etc... por conta do seu provedor.
Quando se hospeda na nuvem, você tem que se preocupar com as regras do
9, sabe como é ?
Se voce quer disponibilização do serviço 99% é um preço, 99.9% é outro
preço e por fim, os 4 noves : 99,99% que é o bambambam da qualidade
onde o ISP vai dispor de rudundancia de tudo. Escolher um ISP é como
escolher uma esposa, tiveram provedores que foram muito bons e são uma
porcaria (tem um que vive fazendo propaganda na TV), enquanto outros
quase anonimos são verdadeiros Bunkers de seguro e confiável.

Determinado isso, você passa a verificar qual programa utilizar.
O Zimbra é bem recomendado por ser semelhante ao Google em alguns aspectos.
Tem a opção de instalar o zimbra num único "core", isto é, todos os
serviços tão ali e não é preciso configurar banco de dados, apache,
php,... separadamente, é quase como uma distro só para isso.
Se você não quer dor de cabeça, o Google tem um serviço (pago ou
gratuito) para empresas e instituições, a parte boa é que é tudo
integrado e você pode incluir suas logomarcas para que os
colaboradores despercebam que estão usando o gmail/contatos/agenda/...
do Google e se pagar, tem outros benefícios (sem propaganda, backup,
lixeira,relatórios,...). Na pratica é melhor que o ISP, pq o 99,99%
vem com menos custo. Tem provedores que usam o Google, e para não
parecer que é gmail tem apenas as suas logomarcas e temáticas mudados,
portanto, é uma boa alternativa.

Jogar tudo na nuvem parece que vai se tornar uma tendência,
especialmente para serviços web e devagar até mesmo aplicativos que
rodavam em LANs começar a ir para a nuvem também, tanto que até a
Microsoft tá oferecendo seus serviços com o nome de Azure.

Um abraço.