Olha apesar de muitas dicas e realmente existir muitos softwares free por ai, seja pra linux ou windows, conseguir um software que se adeque a rotina de uma Empresa, eu diria que é mosca branca, pois esses tipos de sofware engessam a empresa, pois ela acaba tendo que se adequar ao software e fica travada se precisar de algo específico. Sei também que o custo pra se ter um software proprietário é muito caro, pois sou programador e sei bem o que estou falando. Não fazendo propaganda, pois trabalho registrado e não teria tempo pra fazer, mas a dica seria você fazer parceria com um programador e desenvolver um software as suas necessidades... uma boa ferramenta que está se destacando no linux é o Lazarus, uma IDE para FreePascal, outra também é o Eclipse para Java, mas esse com certeza um programador Java vai sair bem caro. O bom de uma parceria é se der algum problema no software, e isso dá mesmo, o programador seria responsavel por manter tudo funcionando, isso lhe pouparia muita dor de cabeça.

Estou falando isso porque você citou que é um software para Empresa... entende-se que não pode ficar arriscando em testes de softwares free.

Veja só, nada contra software free heim, pois sou usuário assiduo linux, e tenho vontade de disponibilizar programas free também (só nao tenho tempo)... mas para uma Empresa, que não pode ficar parando sem um suporte, achar um software free não será nada fácil. De inicio você pode até começar a usar um, mas logo vai sentir que está engessada... e neste caso nao há muito o que fazer.

Desenvolver um ERP não é nada facil... e é bem complexo a necessidade de cada empresa, mesmo que seja o mesmo segmento, por isso a necessidade de um suporte constante, por isso não vai achar um sofware ERP de grande porte free que funcione somente instalando via apt-get.

Mais uma vez, pessoal, não sou contra free e open source, a maioria (senao todos) dos softwares livres que existem na web é para uso pessoal ou empresa (bem) pequena como a amiga já notou.

Marcelo Silva
msn: marc...@ig.com.br
Tel.: (11) 2962-7390
Cel.: (11) 9693-4251

Programador: Delphi, PHP
Linux Kubuntu User number is # 24362

----- Original Message ----- From: "Gisele Neuls" <gisele.ne...@gmail.com>
Sent: Saturday, January 15, 2011 12:21 AM
Subject: [Ubuntu-BR] Software de contabilidade profissional - tem?

oi, pessoal

Estou em busca de um software de contabilidade open source pra apresentar a
minha contadoda, a quem estou tentando trazer para este lado da força. O
problema é que não sei bem como encontrar um bom e confiável.

Catei na web, li alguns artigos, mas fico confusa porque em um momento ou
outro quase todos falam de gerenciador financeiro pessoal e/ou manual em
inglês. Ok, eu posso ler um manual em inglês, mas ela não, e não sei se vou
conseguir traduzir termos próprios da área contábil...

O que busco é um profissional, pra contabilidade de empresa mesmo. Eu vi que
na central de programas tem uma meia dúzia deles, mas eles também falam em
finanças pessoais. Onde eu procuro infos sobre isso pra mostrar a minha
contadora e testarmos juntas?

Gisele

Gisele Neuls
(67) 9667 4642