Oi Fábio !

Eu também uso a combinação de Linux, Apache, Mysql e PHP ou seja LAMP.
Uma dica é instalar esse serviço de uma forma mais simples.

No meu servidor eu faço o acesso ao site na url
http://localhost/~rodrigo/  e o phpadmin uso uso o link
http://localhost/phpmyadmin/.

Vejo esse link, como uma forma mais fácil de instalar e de maneira
funcional.
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-+-Apache2-+-MySQL-+-PHP5/

Já o link
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-servidor-lamp/pagina5.html
É bem exaustivo, e sujeito a falhas. Sugiro a voce que em outras
instalções use esse tutorial.

[]'s

Rodrigo Faria