A dúvida se deu pelo seguinte :  se a MS permite acesso e edição do registro
do windows a fim de 'resolver' momentaneamente esse problema, por que é que
não teria algo semelhante no Linux ?

a MS não disponibilizou nada, a não ser uma falha de seg... alguem descobriu
que tinha como dar
um "jeitinho" e publicou... isso é ilegal.. assim como músicas, filmes,
seriados, livros jogos.. que vêem com o "programinha que faz funcionar"
junto.

o AD o samba e o open LDAP resolvem, os outros serviços eu não tenho
conhecimento de caso.
se for uma aplicação web (pelo browser, é difícil de resolver) agora se for
uma apl desktop que roda no wine, o wine tem o registro dele. Veja a solução
linux para o servidor, e pode deixar as máquinas rodando windows ainda nos
usuários.

abss

--

Marlon Valério