Em 26 de abril de 2011 10:48, neth...@logbin.net <neth...@logbin.net>escreveu:

> [...]
> Infelizmente neste país os moldes corretos só constam no papel e não na
> prática (sem exemplos...:) e, normalmente, a ética se torna algo obscuro e
> inaplicável no cotidiano por uma grande maioria... é fato.
> O profissional passa a ser cúmplice se largar de mão sua ética e
> honestidade: Vai perder para outro sem ambas as "qualidades" e ficar sem o
> dimdim.
> Os empresários se lixam para a imagem e ética enquanto estão ganhando,
> quando a torneira fecha, acabam com a empresa e abrem outra nova. O Estado
> fatura alto com as irregularidades, por que inibir?

É vero. O que não quer dizer que seja correto. Acho que vale a pena ponderar
o quanto vale ser ético, honesto e responsável.

Fico impressionado em constatar, que os mesmos que ficam reclamando que o
mundo está de pernas pro ar, que não há honestidade, nem ética, que os
políticos são ladrões, que a pirataria corre solta, que os impostos são
altos e quase tudo é roubado, são os primeiros a "escorrer uma lágrima do
olho" (isso não é pessoal, é uma generalização), quando alguém fala de
comportamento ético. O mundo precisa de exemplos, não de blá, blá, blá...
Software livre é uma expressão viva disso.

Eu, de minha parte, não perco meu tempo com lágrimas nos olhos e estou
fazendo o que me é possível: não aceito fazer ilegalidades, nem imoralidades
legais, mesmo que isso me custe o emprego. Eu já fiz isso várias vezes, e já
perdi um ou dois empregos por isso. Vou muito bem, obrigado, meus filhos
estão ótimos e eu não estou mais magro, nem careca, por causa disso.
Empregos, tem aos montes por aí, pra quem é competente, capaz, confiante em
si mesmo e autêntico.

Ninguém vai poder te condenar por fazer o que é certo, mas se fizer o que é
errado, e descobrirem... Cumpadi, acho melhor você ser bem rico (e aí seria
profissional de TI por esporte, né?), ou ser amigo íntimo de um político, ou
juíz, muito importante. Porque na hora do pega pra capar, esse mesmo cara
que te pediu pra fazer o serviço sujo, não vai ter dó nenhuma de te acusar
de fazer isso sem o conhecimento e autorização dele, te dar um pé na b**da,
e ainda querer te processar por colocar a empresa dele em risco (sempre tem
umas cláusulas com letras miúdas nos contratos de trabalho, já viram?). E
aí, você está num mato, pelado e sem cachorro.

Dignidade e paz na consciência a gente tem de construir, pedra por pedra. Eu
não pretendo destruir a minha paz (que vale muito mais do que qualquer
merreca de salário) porque algum empresário ganancioso quer que eu faça o
serviço sujo por ele. Agora, que tem muita gente que se presta a esse tipo
de coisa por aí, isso tem. Assim como o mundo está cheio de profissionais
medíocres. Não que a média, em si, seja ruim, mas porque a nossa média,
realmente, é muito baixa. E a diferença entre um bom profissional e um
medíocre começa por aí.

Mas, mais cedo, ou mais tarde, a vida cobra seu tributo.

Encerro minha discussão desse tópico por aqui.

Abraços.

--
<http://pt-br.libreoffice.org>
Paulo de Souza Lima