Olá Clayton

2011/4/18 Clayton Silva Lima <claytonl...@gmail.com>

> Olá Marcelo!
>
> Infelizmente não dá para migrar totalmente.  Pelo que levantei (não sou o
> administrador da rede, só estou tentando ajudar um amigo), a migração para
> estações com linux ainda enfrenta aceitação de quem as usa.

As estações poderiam continuar windows, o problema é o server.

> Dentre 20 estações que acessam remotamente este servidor, apenas 8 (2
> notes)
> são windows e dependem das aplicações que rodam neste servidor.
>
> As aplicações que rodam neste servidor usam MS Sql Server (p/ um sistema
> CRM
> da Globaltec) + .Net (p/ rodar a aplicação web desse CRM) + Visual Fox +
> Caché (os 2 últimos p/ um sistema de agenda/visitas e reservas), além do
> AD.

Neste caso, a empresa tá enforcada, porque  todas as tecnologias que tu
citaste são proprietárias
e exigem o uso de licenças, com o respectivo custo, que pelo jeito é o
entrave aqui.

Faz o pessoal ver que a prática que fazem é ilegal (funciona, mas é ilegal)
e sujeita a empresa a multas
e coisas assim. Mas, mas que os custos relacionados a multas (que podem
nunca acontecer) o problema
é a imagem da empresa. Se isso vaza, como fica a imagem da empresa? "Alí o
pessoal aceita tudo!" e esse
tipo de coisa.

Faz o pessoal ver que se passarem a optar por soluções mais livres, em breve
poderão se ver livres destes
custos também, mas há um custo de migração, que neste caso é a mudança dos
softwares no servidor, em
princípio.

Então, sendo curto: não como editar registro de licença a partir de um
acesso do Linux porque o Linux não tem registro de
licenças. Se a empresa não quer mais arcar com o custo de licenciamento,
então DEVE optar por soluções livres.
Se a empresa não quiser arcar com o custo de migração, DEVE adiquirir mais
licenças, que pelo já jeito está precisando.

Não tem jeito, se correr o bicho pega, se ficar...

> A dúvida se deu pelo seguinte :  se a MS permite acesso e edição do
> registro
> do windows a fim de 'resolver' momentaneamente esse problema, por que é que
> não teria algo semelhante no Linux ?

Já respondi acima: não há registro no Linux. Se tiveres que fazer algo, é no
server: aumentar o número de licenças.
Neste caso, o Linux é melhor que Windows, que força a pessoa a fazer a coisa
certa: ou usa o número de licenças
corretas ou usa software livre (e isso vale para os aplicativos Linux
proprietários também!)

A outra alternativa é retirar os Linux, instalar Windows no lugar (pirata,
neste casso) e continuar brincando de gangster
com um negócio sério!

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal