Bom, se você não gostou do Unity (como uma boa parcela da população dos
Ubunteiros) você pode na tela de login escolher a opção "Ubuntu Clássico" para
utilizar o Gnome 2.x.

Já quanto ao Gnome Shell, dizem que é muito semelhante ao Unity, porém, estou
com a mesma dúvida sobre o desempenho do mesmo em relação as versões
anteriores, alguém que está utilizando no momento poderá opinar?

Eu gosto muito das facilidades do Ubuntu e da simplicidade dele, inclusive da
Central de Programas e da parte de Atualizações Automáticas, sem contar o
apt-get, coisa que o Fedora não tem... ele usa outro tipo de gerenciador de
pacotes.

Enfim, acredito que no momento a melhor opção para bom desempenho seja o Gnome
2.x no Ubuntu 11.04.

Não sei se o Gnome Shell vai melhorar muito a experiência usuário no Ubuntu em
relação as versões anteriores.

Espero ter ajudado.

Thiago