Bom dia,

Eu utilizo o CakePHP no meu dia-a-dia, e quando tenho uma instalação nova do
linux, seja Ubuntu ou qualquer outro, procedo da seguinte forma:

1) Instalo os pacotes necessários, que são: apache2 libapache2-mod-php5 php5
php5-cli php5-pgsql php5-xdebug postgresql-8.3
2) Após a instalação executo o comando:

a2enmod rewrite

 3) Edito o arquivo /etc/apache2/sites-available/default, ou o
/etc/apache2/sites-enabled/000-default (os 2 são o mesmo), e  dentro do
bloco:

<Directory /var/www/>

 Altero o atributo

AllowOverride None

 Para

AllowOverride All

 4) Reinicio o apache através do comando:

sudo service apache2 restart

 5) Meu App CakePHP está pronto para ser executado na forma de URL's
amigáveis com o mod rewrite ativado.

Abraços