Beleza Anderson,

Só mais uma coisa que eu não comentei e que talvez seja interessante para a
thread:
Atualmente eu uso:
- Unity no meu netbook
- Xubuntu no desktop
- Ubuntu Clássico no trabalho

Vou te dizer que gostei muito da proposta do Xubuntu:
- Eles juntaram a ideia da barra inferior e superior do Ubuntu, em uma só
barra (superior)
- Vem com Dock default e customizável. Dá pra alterar o tamanho dos ícones,
posição do painel, incluir ícone, remover ícone e etc. Ficou muito bom
mesmo.
- Ambiente gráfico leve e rápido
- Botões da janela na direita (pra quem gosta - pra mim é indiferente)

Por outro lado, ele ainda não tem os anos de maturidade do Ubuntu.
- Faltou uma boa integração com o drive de CD, assim como no Ubuntu quando
você clica com o botão direito em uma ISO e ele pergunta "Gravar CD/DVD"
- Sem contar a integração nativa que o Ubuntu está oferecendo com o Empathy,
Gwiber, Banshee e etc.

Atualmente o que melhor está no meu agrado é o trio Ubuntu Clássico + Cairo
Dock + GnomeDo, mas ainda estou esperando um tempo pra eu dar uma investida
no KDE.
Aqui na trabalho, produtividade pra mim é muito importante, então ainda não
consegui parar pra isso.

[]s
Ronan