Em 12-10-2011 13:53, Andre Cavalcante escreveu:
Olá galera,

Em 12 de outubro de 2011 16:38, Paulo de Souza Lima<
paulo.s.l...@varekai.org>  escreveu:

Em 12 de outubro de 2011 12:24, Anderson Souza
<anderson.souz...@gmail.com>escreveu:

Boa Tarde!!

Boa tarde

Pessoal,

Fiquei aqui pensando, eu ao inves de atualizar o sistema, somente a
atualiando o kernel, como estou nesse momento, usando o ubuntu 11.04,
porém,
com o ultimo kernel para ubuntu 11.10, seria necessário realmente
atualizar
todo o sistema?!!

Realmente é uma duvida a respeito de um conceito. O conceito de
distribuição
x conceito de sistema operacional. O kernel é Linux, o sistema operacional
GNU/Linux e a distribuição é Ubuntu.

Paulo, creio que o Anderson não questionou isso.

Se você quer apenas atualizar o kernel, você pode.

Só organizando as coisas:

Ubuntu 11.04 - baseado no kernel 2.6.38
Ubuntu 11.10 - baseado no kernel 3.0.4

Em geral há quebra de API (alguma) entre um número de versão e outro.

Então, não se deve atualizar somente o kernel, corre-se o risco de coisas
que funcionavam (e.g. módulos) parem de funcionar.

Problema: novos hardwares provavelmente não são suportáveis e novos
programas que podem usar certas funcionalidades novas do kernel também não
funcionarão.

Se não houver problemas (o que duvido muito), muito provavelmente a
canonical (ou alguém no mundo) criará um empacotamento deste kernel 3.0.4.
versão para o Ubuntu 11.04.

Se, no futuro, as
atualizações de kernel ficarem mais raras, você pode baixar a última
versão,
compilá-la e rodar na sua máquina.

Se as atualizações do kernel ficarem mais raras é porque ou a distro acabou,
ou o kernel acabou ou ambos.

Com isso você perderá toda a comodidade
das atualizações automáticas e das resoluções automáticas de dependências,
já que muitos pacotes dependem de certas versões de kernel pra funcionar.

Tudo ok, tudo bonito, só não foi o que o colega questionou. Ele questionou
se poderia instalar uma nova versão e não compilá-la.
Mas é isso mesmo, se você começa a compilar o kernel, então é você o
responsável pelo pacote do kernel, só isso.

Por isso, IMHO, a não ser que você queira fazer sua própria distribuição,
ou
atualizar seu sistema "na unha" de tempos em tempos, melhor atualizar o
sistema automaticamente.

Mais ou menos, eu costumo orientar o pessoal a evitar sempre compilar o
kernel, mas também não é um bicho de 7 cabeças!
Só tens que te lembrar de baixar as versões novas e compilar.
Nada que um script não possa fazer "automaticamente".

Problema: no Ubuntu não há somente o kernel vanilla compilado, mas há também
o ubuntu-restricted que deve acompanhar a maior parte das compilações
personalizadas. Mas, mais uma vez, não foi isso que o colega perguntou.

Anderson,

Para instalar qualquer versão do kernel, basta apontar o Software Center
para um repositório do Ubuntu que tenha a versão pretendida e instalar assim
como qualquer outro pacote.

Abraços

Essa historia de compatibilidade esqueçam, eu estou usando nesse momento o kernel 3.1.0-rc9 do ubuntu 11.10 sem compilar..no ubuntu 11.04.

Esqueçam esses folclores antigos...só queria uma discussão pra evoluirmos sobre conceitos.

Por exemplo..eu o gwibber do 11.10..para o 11.04 ficou estranho..como estivesse todo inacabado....mais estar funcionando...