Caros,

Estou na iminência de instalar o Ubuntu na máquina de minha mãe. Ela
possui o Windows 7. Não quero correr o risco de prejudicá-lo. Posso
desfragmentar o disco, mas sempre há a possibilidade de que tal não
seja bem sucedido e, ao fim, acabe por dar algo errado.

Assim, cogito a possibilidade de instalar o Ubuntu utilizando a opção
~lado a lado~.

Então, minhas perguntas são?

1. Quais são as desvantagens de utilizar o Ubuntu com a opção lado a
lado? Estas restringem-se tão-somente ao uso do NTFS em relação ao
ext4? Há degradação significativa de desempenho?

2. Se tivesse criado uma partição específica para o Ubuntu, então, se
algo desse errado e desejasse removê-lo, a coisa seria simples,
bastaria remover a parti~~çc"ao em que se encontra o Linux, ao menos,
penso que este seria o procedimento. Mas se estou a instalar o Ubuntu
no modo Lado a Lado, como poderia removê-lo?

Enfim, gostaria que minha mãe tomasse contato com o Linux, que não
houvesse qualquer risco para o conte~udo jã instalado, que fosse
simples removê-lo e que, enfim, fosse uma boa experiência de uso.

O que lhes parece?

Luciano