Olá Luciano,

Vamos por partes...

Em 21 de outubro de 2011 16:15, luciano de souza <luchya...@gmail.com>escreveu:

> O Windows é original, mas já ouvi falar de casos em que a
> desfragmentação não foi completa, pois o Windows deixava de
> desfragmentar alguma coisa. Então, a instalação do Ubuntu teria posto
> abaixo o Windows.

Isso raramente ocorre. O Linux trabalha bem com o windows em dual boot (o
nome correto em colocar o ubuntu em uma partição e o windows em outra, então
eles funcionam assim, lado-a-lado).

> Se está a mencionar o Gparted, então, está a sugerir que redimensione
> a partição e crie uma nova para o Linux. Mas o sentido de minha
> pergunta é exatamente de evitar este  procedimento, visto que não
> desejava colocar tanta responsabilidade em que a  desfragmentação
> fosse bem sucedida.

Note o seguinte: você pode fazer um backup em DVD ou outro disco pelo
Windows mesmo. Só para garantias.
Como

> O que entendia é que, instalando lado a lado, utilizava a mesma
> partição e, ainda que o disco estivesse fragmentado, não teria
> problemas.

Para instalar na mesma partição do Windows, então você vai usar o Wubi. Esse
lado-a-lado que você fala é isso?
Nunca usei e não sei bem quais os prós e os contra dessa forma, mas te
adianto que dual boot é a melhor opção
para o seu caso pelos motivos que descrevo abaixo:

1) Coloque um tempo baixo para espera no menu e deixe o grub iniciar o Linux
por padrão.
2) Com o ubuntu em dual-boot, você não corre o risco de "ferrar" qualquer
coisa no windows e virce-versa. Desligue a montagem automática da partição
NTFS.
3) Para entrar no mundo Linux, você tem que usar Linux! Nada de ficar de um
galho pro outro. Uma hora o galho quebra, e, pelo jeito, vai ser na sua
cabeça :) :)
4) Ela tem um uso simples. Então a vida no Ubuntu vai ser simples.
Provavelmente as únicas coisas que terá que cuidar será na conversão dos
arquivos do Office. Faça uus teste antes.
5) Fique ao lado dela para lhe ajudar (se for possível). Sei do problema do
leitor de telas, ela provavelmente enxerga, mas sei que usas bastante o
sistema e já o conheces.

Abraços

--
André Cavalcante