Em 7 de novembro de 2011 06:55, nethell <neth...@logbin.net> escreveu:
> Bem, de acordo com https://help.ubuntu.com/10.04/serverguide/C/apt-get.html o
> apt-get é o cara, enquanto o aptitude e outros são seus front-ends:

Não é isso o que esse texto diz, nethell, vou esclarecer.

> "The apt-get command is a powerful command-line tool used to work with
> Ubuntu's Advanced Packaging Tool (APT) performing such functions as
> installation of new software packages, upgrade of existing software packages,
> updating of the package list index, and even upgrading the entire Ubuntu
> system.

Aqui ele diz que o apt-get é um front-end para o APT. O APT é o
sistema de gerenciamento, o back-end.

> Being a simple command-line tool, apt-get has numerous advantages over other
> package management tools available in Ubuntu for server administrators. Some
> of these advantages include ease of use over simple terminal connections
> (SSH) and the ability to be used in system administration scripts, which can
> in turn be automated by the cron scheduling utility."

Aqui ele diz que o apt-get é útil para conexões remotas SSH e para
scripts, pois as opções de linha de comando dele podem todas ser
executadas sem interação posterior do usuário.

> "Aptitude is a menu-driven, text-based front-end to the Advanced Packaging
> Tool (APT) system. Many of the common package management functions, such as
> installation, removal, and upgrade, are performed in Aptitude with single-key
> commands, which are typically lowercase letters."

Aqui ele diz que o aptitude é um front-end do APT. Ele não é um
front-end do apt-get, e sim do APT. O aptitude e o apt-get estão no
mesmo "nível" em relação ao APT. Ele também diz que o aptitude
funciona com interações do teclado, se referindo àquela interface que
está sendo explicada no link que o Anderson enviou. Mas o aptitude
também pode ser usado por linhas de comando que não precisam de
interação do usuário, quando usadas as opções corretas, então neste
ponto eu não vejo vantagens entre um ou outro.

> Sinceramente, na minha opinião acho que se valer hoje do terminal para uso do
> apt é apenas uma forma de verificar erros durante a execução de um
> front-end... e mesmo assim ainda é desnecessário, pois as mensagens de falhas
> estão presentes para o usuário.

Eu não vejo grandes diferenças práticas no uso do aptitude, apt-get ou
synaptic. Sei que existem detalhes diferentes, mas nada que me impeça
de usar qualquer um dos três dependendo do meu humor no dia.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com