Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês as seguintes dúvidas e
comentários.

Se é tão complicado ter as opções do compiz funcionando no ubuntu 11.10,
por que o unity é feito de uma forma que precisa do mesmo. Instalar o cc do
compiz e ativar algumas firulas, pronto pode ter certeza que você decretou
a morte a longo prazo do seu unity. Mal funcionamento, borda de janelas que
somem, alternador da area de trabalho que some, enfim, comportamentos
estranhos. Por que fizeram algo que da tanto conflito assim um com o outro.
Não há como ele não depender do compiz, se for ignorancia minha desculpem,
mas é algo extremamente chato, você não poder acionar algumas opções devido
os conflitos, só de instalar as janelas moles,pronto, meu ubuntu sumia
sempre a barra das janelas, sem poder fechar, maximizar e minimizar.
Não seria interessante corrigir o compiz para que o mesmo funcionasse da
maneira que deveria, já que o ubuntu unity vai depender do compiz. Ficar
com algo que você não pode usar por completo é ruim. É estranho dizer isso,
mas o unity é uma extensao do compiz, ou seja, depende do mesmo, mas o
compiz não funciona com o unity, fica uma situação meio complicada de se
compreender. Antigamente tinha uma opção padrão, ativar efeitos, onde os
efeitos básicos como janelas molengas era acionado, mas a cada versão nova
do gnome, ao invés dos caras colaborarem estão é retirando toda nossa
liberdade. O ubuntu poderia criar essas opções faltantes para nós, para que
dessa forma não dependesse tanto assim do gnome, fosse algo mais
independente.

Pessoal, se falei algo errado, fiquem a vontade para corrigir e comentar.
Estou somente dividindo com vocês alguns pensamentos e angustias ao ter que
tentar realizar algo diferente no ubuntu. Customização zero.

Obrigado