Olá João,

Referente ao Java, tem-se a seguinte situação no meu micro:

1. Eu não sabia que tinha o OpenJDK, daí baixei via Ubuntu Software Center o
Java JDK 7, mas
não sei se está funcionando porque ao digitar o comando que vc disse aparece:

rei@Dr-Rei:~$ java -version
java version "1.6.0_23"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.11pre) (6b23~pre11-0ubuntu1.11.10)
OpenJDK Client VM (build 20.0-b11, mixed mode, sharing)
rei@Dr-Rei:~$

Talvez esse JDK versão 7 seja um peso morto no OS.

2. Referente ao JRE, acontece o seguinte:

Como não sabia se havia o JRE, eu procurei criar um diretório em /usr/java e
fiz aqueles procedimentos do site do Java:

chmod a+x jre-6u<version>-linux-i586.bin
cd /usr/java/
./jre-6u<version>-linux-i586.bin

A partir daí o arquivo executou e descompactou criando o diretório

rei@Dr-Rei:/usr/java$ ls -l
total 21132
drwxr-xr-x 8 root root     4096 2011-12-08 00:56 jre1.6.0_29
-rwxr-xr-x 1 root root 21632980 2011-12-08 00:26 jre-6u29-linux-i586.bin
rei@Dr-Rei:/usr/java$

Ocorre que não apareceu o license do Java para que eu aceitasse e tá esse java
aí nesse diretório (semi-morto).

Fui ao link: http://www.java.com/en/download/help/linux_install.xml#enable  e
aparece muitas instruções que já
começam a ficar chato pra instalá-las como:

Enable and Configure
Firefox or Mozilla
To configure the Java Plugin follow these steps:
        1. Exit Firefox browser if it is already running.
        2. Uninstall any previous installations of Java Plugin.
Only one Java Plugin can be used at a time. When you want to use a
different plugin, or version of a plugin, remove the symbolic links to
any other versions and create a fresh symbolic link to the new one.
        3. Create a symbolic link to the libnpjp2.so file in the browser
plugins directory
        * Go to the plugins sub-directory under the Firefox installation
directory
cd <Firefox installation directory>/plugins
        * Create the symbolic link
ln -s <Java installation directory>/lib/i386/libnpjp2.so
Note: If you are upgrading your Java version then
before creating new symbolic link you should remove old symbolic link to enable
latest downloaded Java.

To remove old symbolic link:
type cd <Firefox installation directory>/plugins
rm libjavaplugin_oji.so

Fica chato pois se eu preciso do Firefox para ler as instruções e ele pede para
sair tem que ficar copiando num .txt essas
instruções para fechar o firefox. Daí, ele pede para desinstalar algum java
plugin e criar um "link simbólico" .. vixe ficou chato de vez !

Então, estou com ele aí no /usr/java ...  Se realmente não for necessário esse
diretório, como faço para apagar um diretório com
arquivos dentro ? Salvo engano não é rmdir pois ele pressupõe que o diretório
esteja vazio, certo ?

Procurei fazer o que vc me falou. Veja o resultado:

rei@Dr-Rei:/$ java -version
java version "1.6.0_23"
OpenJDK Runtime Environment (IcedTea6 1.11pre) (6b23~pre11-0ubuntu1.11.10)
OpenJDK Client VM (build 20.0-b11, mixed mode, sharing)
rei@Dr-Rei:/$ sudo apt-get install openjdk6-jre icedtea-plugin
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
E: Unable to locate package openjdk6-jre
rei@Dr-Rei:/$

Ou seja, apesar de ter o OpenJDK, parece que ele não consegue localizar o
pacote openjdk6-jre e, por consequência,
não rola o icedtea-plugin.

Desejo instalar o Java por muitas razões, dentre elas, a de jogar xadrez no
Yahoo.com e lá o ambiente exige o java plugin ...

Poxa, se soube me dizer como arrumar essa bagunça, agradeço muitíssimo !

Valeu a todos por essa bela comunidade ...

Abs.
Reinaldo.