 From: João Santana <joao.abo.sant...@gmail.com>
To: Reinaldo <tiraduvidasce...@yahoo.com>
Sent: Thursday, December 8, 2011 5:02 PM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] Instalação do Java JRE

Reinaldo, JDK e JRE são duas coisas distintas.

O primeiro se refere ao kit de desenvolvimento do Java, o segundo, ao ambiente
de execução do Java. Qual a diferença entre os dois? O primeiro é para criar
programas em Java, o segundo, para apenas executá-los.

Você já tem o OpenJDK instalado, a saída de java -version mostra isso (confunde
porque está OpenJDK Runtime Environment). Se você fizer javac -version deve
retornar a versão para desenvolvimento do Java (javac é Java Compiler). Como eu
acredito que você não pretende programar em Java, sugiro que desinstale o
OpenJDK 7, ou Java 7 como está na Central de Programas.

**
Reinaldo: Eu pretendo sim futuramente aprender Java, mas não agora. De qualquer
forma, é legal ter o sistema preparado. Aquilo tudo que fiz como faz pra
remover do sistema ? Refiro-me ao /usr/java  (que acabei gerando um executável
e executando-o) Nele tem:

rei@Dr-Rei:/usr/java$ ls -l
total 21132
drwxr-xr-x 8 root root     4096 2011-12-08 00:56jre1.6.0_29
-rwxr-xr-x 1 root root 21632980 2011-12-08 00:26jre-6u29-linux-i586.bin
rei@Dr-Rei:/usr/java$

Qual é o comando que remove o que foi executado (não sei se a execução se
limitou em descompactar o que está na pasta jre1.6.0.29 (e se
afirmativo, que comando digitar) ou se esse executável também introduziu algo
no sistema, alterando-o, como desfazer tais modificações ?
**

Quanto a tutoriais de instalação de programas, aviso você que isto só serve
para quando o Linux que se usa não possui aquele programa em seus repositórios.
O Java _está_ nos repositórios (em sua forma livre, aberta e sem interferências
da Oracle), então não há necessidade de baixar qualquer arquivo e muito menos
seguir qualquer receita de bolo. Mantenha-se apegado aos repositórios e tudo
será tranquilo com o Linux. Apenas usuários experientes deveriam se aventurar a
fazer isto que você tentou fazer, justamente para evitar esse tipo de situação.

Quanto ao Yahoo! Games, nesta screenshot
http://static.inky.ws/image/980/image.jpg eu consegui logar e carregar o applet
Java sem problemas. Veja no terminal que estou usando a versão dos repositórios
do OpenJDK 6. Acredito que você, sem saber, acabou bagunçando seu sistema. Para
consertar, desfaça o que fez e depois rode em seu terminal sudo
dpkg-reconfigure openjdk6-jre ; em seguida, veja se você está conseguindo
inicializar o applet do Yahoo! Games.

**
Reinaldo: É essa a imagem (abrir os pop-ups para jogar xadrez) ... O que tem de
errado na configuração do Java ? Eu me recordo que antes mesmo de "instalar" o
JRE naquela pasta, tentei entrar no ambiente que vc mostrou (sala dos jogos),
mas disse que não havia o java no micro ou que o plugin não estava instalado.
Foi a partir daí que tudo começou ... errado (risos).
**