Algo similar aconteceu comigo, quando era sábado ou terça, o gnome
ficava desse jeito que falou.
O problema era o charset, o Ubuntu vem configurado como ISO8859_1, mas
alguns arquivos, em especial aquela extensão que coloca um calendário
está codificado em UTF-8. Então capota a extensão e o gnome-shell não
vem. O indicio disso é observar "Invalid UTF-8" em muitos titulos de
janela que geralmente trariam algum texto com acentuação, em especial
a que pede autenticação para realizar algumas operações.

A solução tá lá no meu blog.

O gnome-shell por enquanto tá muito sensivel as extensões, qualquer
bug nas extensões de terceiros, o gnome-shell por inteiro fica
instável. Aquele suporte a temas e alt-tab alternativo quando ativados
chegam a congelar o gnome, onde só o CTRL+ALT+F1 funciona.

[]'s