É realmente está sendo um pouco chato no ubuntu ficar mudando de versão,
toda nova versão parece que ocorre grandes mudanças e tudo que você sabia
agora você não sabe nada! Acho que isso também contribui pela "queda" do
ubuntu recente!

do 11.04 p/ 11.10 os atalhos do unity mudaram "tudo", pelo menos os que eu
usava!

agora no 11.10 p/ 12.04 não foi tão drástico, mas mudou 2 que usava, mas
descobri que é por causa de uma limitação do compiz que permite atrelar
somente 1 atalho por efeito!

Mas sei lá, eu to com a cabeça aberta, e to achando que está melhorando, o
unity é novo e á natural as coisas mudarem, aparecerem, sumirem e por ai
vai até estabilizar!

Eu só que as coisas que funcionam eles deveriam manter, independente se é
eficaz ou não, agora se não funciona direito, ai eu concordo com eles em
remover, afinal eu não gosto de ter a opção lá de ativar algo que não
funciona, é a coisa mais decepcionante!