Antonio,

Talvez ninguem tenta feito um tutorial explicando detalhadamente isso,
agora certamente existem tutoriais separados para essa questão,

No momento estou no trab e usando Windows, agora recomendo que pesquise
separadamente sobre:

1- Criar usuario local e impedir que ele logue na maquina.
2- Comando SMBPASSWD(é o grande X dessa tua questão).
3- Permissão de diretorios.

Talvez com o tempo a rapaziada da lista te envie um "passo a passo". mais
pesquisar esses 3 items acima certamente vao te levar para a solução do
problema.

att

Pedro A. Viana