Antonio,

Eu vi a rapaziada sugeriu soluções robustas e algumas até complexas para um
ambiente tão simples. não condeno ninguém, as vezes é complicado para mim,
mas o cara faz com pé nas costas =)

Continuo insistindo que samba é uma opção simples e pratica, quer ver?
testa ai....

abre o terminal e digita:

- sudo apt-get install samba

necessário instalar o samba server, o default do ubuntu é vir apenas o
client.

- sudo adduser <nome_do_usuario>

esse comando vai pedir algumas informações sobre o usuário, acho que
importante mesmo é nome e senha, caso queira preencher o resto é com voce.

- sudo smbpasswd -a <nome_do_usuario>

esse comando vai pedir a senha para o acesso via samba, pode ou nao, isso é
com voce, ser a mesma senha digitada no passo anterior. sugestão: visando
simplicidade eu colocaria a mesma.

quando fizer esses dois passos, vá até uma das maquina windows e teste,
digita lá no executar: \\ip_do_linux\ e ele vai pedir usuário e senha.

pediu? 50% feito
nao pediu? vixi, vai ser necessario entender o que aconteceu.

admitindo que voce digitou o usuario e senha e funcionou, então as proximas
preocupacoes precisam ser com: criar um compartilhamento la no arquivo
/etc/samba/smb.conf (sabe fazer? senao, te explico tambem).

e por fim, definir permissoes de execuçao, leitura e escrita nas pastas
compartilhadas. por ex, imaginando que voce compartilhou o diretorio:
/home/<nome_do_usuario>/trabalhos. dentro da pasta trabalhos vai existir
subpastas com nome da rapaziada que vai salvar os arquivos ali, certo?
entao cada subpasta dessa, voce configura localmente a permissao de
leitura/escrita e execuçao. no samba voce apenas faz um compartilhamento
permitindo escrita.

duvidas, só postar, eu demoro para responder porque o trabalho e monografia
andam tirando todo o meu tempo. o que sobra a namorada quer para ela.
entao, estou precisando de dias com 48h ou me organizar ainda melhor.

att

Pedro A. Viana