Usei aqui como exemplo um HD de 100 GB. Pode mudar os valores para tua necessidade.

Primeiro passo é instalar o Windows.

Cd no drive, boot do CD, a primeira tela do Windows ele encontrou o HD sem nenhuma partição. Como seu HD está com o Windows avariado mesmo, peça para o técnico excluir qualquer partição que sobrou e deixar o HD sem partições.

Criar uma partição.
Aqui no meu exemplo criei uma partição 30 GB pro meu Windows XP, da forma padrão. Tecla "C", criar partição colocar o valor, ENTER e continuar a instalação do Windows. O particinador do Windows disse que tinha aqui 70GB de espaço não particionado no HD.

Windows instalado de forma padrão, agora é a instalação do Vinux.
CD do Vinux no drive, boot do CD.

Escolhi português brasil, Cliquei em Instalar o Vinux,

Na opção de partição, ele te dá 3 opções.
Instalar Lado a lado com Windows.
Apagar o Windows e instalar o Vinux
E avançado.

A opção mais fácil aqui é instalar lado a lado e ele faz toda a configuração prá você. Aqui ele fez uma partição de 67 GB e uma de 8Gb para SWAP e não alterou a partição do windows.

No caso de optar pela opção avançada, logo após instalar o Windows o gparted mostrará uma partição /dev/sda1 (aqui com 30 GB) e 70GB de espaço livre.

No meu exemplo eu criei 3 partições. Uma para o sistema, uma para os dados e outra SWAP.

Cliquei no espaço livre, depois no botão "Adicionar"
No tamanho da partição coloquei 40000 (aproximadamente 40 GB)
As opções selecionadas por padrão eram:
Lógica, Início, ext4
A opção Inicio ou Fim é se você deseja criar a partição no inicio ou no fim do espaço livre.

Só alterei o ponto de montagem para "/".
Criei uma partição lógica, ext4, com 40000 bytes no ínicio do espaço livre e como ponto de montagem "/" (raiz)

Repeti a mesma coisa e criei uma partição de 33GB, com as mesma opções. Apenas mudei o ponto de montagem para /home, caso você deseje deixar o sistema e arquivos pessoais em partições diferentes.

Sobrou 2GB no espaço livre. Cliquei novamente em "Adicionar", escolhi em "usar como" a opção "área de troca Swap" e dei OK.

Apenas segui a instalação normalmente e tudo ficou OK.