Caro Raul,

Eu não preciso estudar mais, pois já conheço muitíssimo bem todas estas
gravuras que você indicou nos links. Mais do que isso, minha formação é
bastante sólida e está sempre casada com o aprimoramento constante do
conhecimento. Então, dispenso educadamente seus comentários do tipo "devia
estudar mais", principalmente porque já vi você dizer esta mesma frase para
outras pessoas. No meu entender, esta frase não traz nenhum crescimento para a
lista, gera conflitos e exprime insegurança por parte de quem a diz.
Vamos analisar os "achados" do link que você indicou...
1) A página exibe fotos de pegadas humanas datadas de uma data muito longínqua.
Mesmo sendo verdadeiras estas evidências, isso provaria que seres humanos são
muito mais antigos do que se pensa. Ou você acredita que é uma pegada de um ser
alienígena? Existem teorias que admitem que uma civilização pode ter evoluído
antes da era glacial, e em virtude de um cataclisma mundial acabou teria
desaparecido por completo.  Mas o que isso tem a ver com ufologia?

2) As pedras de Ica mostram figuras de pessoas fazendo experiências ou
cirurgias no corpo de outras pessoas. E mais uma vez eu pergunto: o que isso
tem a ver com ufologia? Podemos no máximo concluir que aquela civilização abria
o corpo das pessoas e efetuava procedimentos cirúrgicos. De fato, os
historiadores conhecem muito bem isso. Aliás, no Egito Antigo também eram
feitas cirurgias. Isso não é nenhuma novidade.

3) O tal crânio furado por um suposto projétil é pura especulação. Se um
meteoro cair perto de um animal, estilhaços serão lançados em altíssimas
velocidades, podendo causar este tipo de ferimento. Animais como o tigre de
Bengala possuem dentes pontiagudos, que podem causar também este tipo de
ferimento que se assemelha a um projétil. Biólogos já simularam tal ferimento.
Em um experimento, exibido pelo Discovery Channel, o dente de um tigre "dente
de sabre" foi forçado contra o crânio de um bovino, e acabou por perfurá-lo
facilmente, produzindo um orifício igual ao de um projétil. Muitos animais
atacam mordendo na cabeça, em ataques violentos. E mais uma vez eu pergunto: o
que isso tem a ver com ufologia?

4) As pinturas de discos nas paredes não são naves espaciais. São
representações de caça, pesca, rituais religiosos, animais e fenômenos da
natureza. Se você pegar UM PEDAÇO da imagem, focando onde aparece uma figura
com uma espécie de capacete na cabeça, pode até se confundir. Mas experimente
olhar TODA A IMAGEM, com todos os desenhos que estão lá. Você verá facilmente
que não é um capacete, mas apenas pintura que os índios faziam na cabeça.
Normalmente eles pintavam muitas pessoas e muitos animais. Algumas destas
figuras foram pintadas de tal forma que, com muita imaginação, podemos dizer
que é um capacete ou traje espacial.  Mas como você explica que nas outras
figuras os seres que estão "de capacete" estão também com arco e flecha,
caçando? Os astronautas precisavam de arco e flecha? Entre no site de algum
museu ou entidade que trate seriamente do assunto, pegue a imagem INTEIRA da
parede e aí sim diga o que acha. Zíper? Que zíper? Uma linha branca no meio do
corpo do sujeito é
 um zíper? Esse tipo de pintura até os índios da Amazônia costumam fazer... E
se fosse um zíper... putz! Que traje espacial ridículo. Podiam comparar com um
pijama ou com uma daquelas roupas antigas d emergulho, mas traje de
astronauta... isso não, né? Aí já é demais...

Bem, não vou comentar os demais, pra não ficar um email muito grande.

Saudações!

Everton Spolaor

raulasouza <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
meu amigo eu nao seria o tolo de disser, o que vc disse, mais, sugiro que vc
visite este link e compartilhe comigo e com nosso colegas da lista, o que
achou...

http://www.gepuc.hpg.ig.com.br/historia/ufoarqueologia/ufoarqueologia.htm

Poderia tambem fazer o fazer de visitar este link:
http://www.gepuc.hpg.ig.com.br/historia/japao/japao.htm

veja em opinião, pois eu acho que isso serviria de exemplo que ante de disser
qualquer coisa seria melhor estudar..um pouco mais sobre um determinado..assunto