Eu acho que deva via por padrão a capitalização sim. Pq o usuário comum usa e para ele ter de abilitar isso já eh mais complicado. Como vc meche com fóruma matemática já não é usuário comum então é mais fácil para vc desabilitar. Eu acredito que deva ser dessa forma. O mais simples para o usuário simples. Os mais esperientes que se adequem pq dessa forma eh que se vai difundir o sistema.
Quanto ao gráfico, Cara, Eu tenho uma planilha que uso pára fazer meus cálculos financeiros. Coisa básica para mim não ter que fazer um sistema para controlar minhas contas (inclusive tah disponível no escritório aberto com o nome de "controle de contas.ods<http://www.openoffice.org.br/files/controle%20de%20contas.ods>") e queria incluir um gráfico simples para mostrar um resumo. Isto difundiria e muito o OO em áreas como contabilidade e administração. Organogramas é muito útil vindo junto. Pq vc não tem que ter uma outra ferramenta para fazer. Se vc precisa colocar um organograma em um texto ele já está ali. Bem mais fácil que criar em outro sistema, dae exporta para jpg (por exemplo) e cola no texto. Até se depois vc precisar alterar fica bem mais difícil. Quanto a parte de sugestões, eu vou conversar com o Cláudio Filho sobre criar uma área dessas no site BrOffice.org. Calma ae (vou na messa dele). Pronto. O local é em http://wiki.broffice.org/newticket Para quem quiser saber mais vá em http://wiki.broffice.org Falow On 6/26/06, Andre Cavalcante <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Gente, vou meter meu pitaco nesta conversa: 1. Inicialização de frase em maiúscula ou capitalização. Não é porque tem no MSO que deva ter no BrO, certo? Não, não tá errado, e não é um problema o jeito do BrO, aliás, o jeito errado é o do Word de capitaliza tudo inclusive a abreviatura de terça-feira que, no meio da frase ele capitaliza, um horror! Não, não deveria vir habilitado por padrão, apesar que, no meu veio! Por exemplo, eu faço muito texto matemático e raramente uso capitalização, isso só atrapalha, porque você fequentemente tem que fazer uma fórmula numa linha e na linha seguinte escrever onde x significa tal coisa... 2. Gráficos na planilha: isso poderia ser melhor, sim, mas se a gente quer realmente gráficos bons que espelhem uma massa de dados com curvas de tendência, lugar de raízes etc. não estamos falando em planilhas eletrônicas mas em programas de cálculo. É outra classe de software. 3. O mesmo pensamento vale para diagramas e organogramas. É outro tipo de aplicativo. O draw poderia vir com alguns modelos prontos, mas no fundo é uma gambiarra. O próprio MSO agora conta com o Visio, porque no Word já era uma lástima... 4. Na verdade o BrO, no meu ver, deveria migrar para ser um repositório de objetos estes manipuláveis por seus programas específicos. Isto tem mais utilidade que reinventar a roda. O problema aqui é ter um padrão universal para isso. A M$ impõe COM e OLE, mas o ideal é fazer via CORBA, que seria verdadeiramente multiplataforma. Mas o software ficaria bem pesado! 5. Gostei das idéias, é bom discutí-las todas. E a propósito, a pergunta inicial não foi respondida: aonde podemos inserir tais idéias? André Cavalcante Manaus, AM
