Infelizmente, creio que para ter as funções em inglês será isso mesmo.
Não sei se o Excel em pt-BR tem essa facilidade.
Há coisas piores que infelizmente absorvemos do inglês (não podemos
afirmar que a origem seja o tradutor da MS, acho que vem antes dela). Me
salta a vista por exemplo ter de "salvar" um arquivo (eu jogaria uma
bóia pro arquivo?), ou então imprimir "retrato ou paisagem" (que no
jardim de infância se chama folha em pé ou folha deitada). Mas o
vocabulário associado à informática absorveu estes termos há décadas e
foi também uma decisão de não "corrigir" estes anglicismos pelo mesmo
motivo (mas que deu uma comichão de fazer , isso deu...).
Sendo a Microsoft a atual líder do mercado, não há muito o que fazer
sobre este assunto. Quem sabe um dia seja o BrOffice? Ai a gente "manda
ver" em bom português.
Finalmente, acho que quando chegar a hora de implementar o acordo
ortográfico, os nomes das funções no BrOffice serão alterados
apropriadamente. Neste particular creio que o novo acordo não irá causar
transtorno maior no entendimento dos termos.
Olivier
hamacker escreveu:
Isso quer dizer que se eu quiser usar de volta o SUM/COUNT/... terei
de trocar de idioma ?
Hummm, eu entendí, mas não gostei.
Poderiam ter dado a opção de usar funções em inglês ou localizadas.
Essa similaridade com msexcel faz sentido, mas aí fica sempre
dependendo deles (microsoft) para fazer algo que pareça certo. Se o
novo acordo ortográfico sair em 2009, mas essa modificação não ocorrer
no msexcel ficaremos ainda com as acentuações não é mesmo ?
[]'s
2008/7/16 Olivier Hallot <[EMAIL PROTECTED]>:
Hamacker
Por decisão da equipe original, logo no inicio do processo de tradução,
optamos por acompanhar a nomenclatura do Microsoft Excel para as funções
equivalentes no BrOffice/OpenOffice.org em português do Brasil. Assim os
nomes foram "aportuguesados" para manter a similaridade e evitar transtorno
para quem migrasse de suite.
Você pode verificar a ortografia das funções do Excel em português na
seguinte página:
http://office.microsoft.com/pt-br/excel/HP100791861046.aspx#Information%20functions
Todos os acentos citados estão lá também.
Quanto a aberrações, pode ser que o novo acordo ortográfico da língua
portuguesa faça alguns acentos caírem. Isto está em nosso "to-do".
Não creio que a grande maioria dos usuários do BrOffice.org queiram voltar
aos nomes de funções em inglês.
Olivier
hamacker escreveu:
Eu tenho a impressão de já ter usado os nomes de funções em inglês no
OpenOffice como SUM, AVERAGE, IF*, COUNT e assim por diante e
funcionar muito bem.
Mas o ultimo release 2.4.1 no Ubuntu só tem me permitido digitar os
nomes das funções com definições aportugueisados, não é que eu não
goste do português, mas eu já memorizei algumas funções desde o
lotus123 e convenhamos, estão forçando a amizade com as acentuações
como ÉÍMPAR, ÉFÓRMULA,FREQÜêNCIA que beiram aberrações. Um "u"
tremado seguido dum circunflexo é abusar demais em layouts de teclado
complexos como o nosso, e olhe que não sou daqueles que precisam do
ALT_GR.
Será que há como modificar isso sem ter que mudar o idioma do
programa, isto é, voltar a ser SUM, AVERAGE, COUNT.... ?
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]