Caro Hamacker
Parece que os deuses do OpenOffice lhe ouviram... voce deve ter feito
uma reza forte que ecoou no Olimpo do software livre...
Veja como o BrOffice 3.0 poderá entender as funções em inglês: procure
por OOO_CALC_USE_ENGLISH_FORMULAS na seguinte página:
http://wiki.services.openoffice.org/wiki/Environment_Variables
com alguma explicação mais detalhada e interessante em
http://blogs.sun.com/GullFOSS/
( procure o post do Eike Rathke)
It now is even possible to use English formulas in a non-English
UI, but since that is an undocumented, experimental and unsupported
feature, the advanced curious adventurous user could go to Environment
Variables (wiki) and look for OOO_CALC_USE_ENGLISH_FORMULAS ;-)
Olivier
hamacker escreveu:
Isso quer dizer que se eu quiser usar de volta o SUM/COUNT/... terei
de trocar de idioma ?
Hummm, eu entendí, mas não gostei.
Poderiam ter dado a opção de usar funções em inglês ou localizadas.
Essa similaridade com msexcel faz sentido, mas aí fica sempre
dependendo deles (microsoft) para fazer algo que pareça certo. Se o
novo acordo ortográfico sair em 2009, mas essa modificação não ocorrer
no msexcel ficaremos ainda com as acentuações não é mesmo ?
[]'s
2008/7/16 Olivier Hallot <[EMAIL PROTECTED]>:
Hamacker
Por decisão da equipe original, logo no inicio do processo de tradução,
optamos por acompanhar a nomenclatura do Microsoft Excel para as funções
equivalentes no BrOffice/OpenOffice.org em português do Brasil. Assim os
nomes foram "aportuguesados" para manter a similaridade e evitar transtorno
para quem migrasse de suite.
Você pode verificar a ortografia das funções do Excel em português na
seguinte página:
http://office.microsoft.com/pt-br/excel/HP100791861046.aspx#Information%20functions
Todos os acentos citados estão lá também.
Quanto a aberrações, pode ser que o novo acordo ortográfico da língua
portuguesa faça alguns acentos caírem. Isto está em nosso "to-do".
Não creio que a grande maioria dos usuários do BrOffice.org queiram voltar
aos nomes de funções em inglês.
Olivier
hamacker escreveu:
Eu tenho a impressão de já ter usado os nomes de funções em inglês no
OpenOffice como SUM, AVERAGE, IF*, COUNT e assim por diante e
funcionar muito bem.
Mas o ultimo release 2.4.1 no Ubuntu só tem me permitido digitar os
nomes das funções com definições aportugueisados, não é que eu não
goste do português, mas eu já memorizei algumas funções desde o
lotus123 e convenhamos, estão forçando a amizade com as acentuações
como ÉÍMPAR, ÉFÓRMULA,FREQÜêNCIA que beiram aberrações. Um "u"
tremado seguido dum circunflexo é abusar demais em layouts de teclado
complexos como o nosso, e olhe que não sou daqueles que precisam do
ALT_GR.
Será que há como modificar isso sem ter que mudar o idioma do
programa, isto é, voltar a ser SUM, AVERAGE, COUNT.... ?
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
--
Olivier Hallot
Scinergy Consulting
Tel (021) 2224-3224, (021) 8822-8812
Rio de Janeiro, Brasil
http://www.scinergy.com.br
OpenOffice.org L10N project leader for Brazil
---------------------------------------------------------------------
To unsubscribe, e-mail: [EMAIL PROTECTED]
For additional commands, e-mail: [EMAIL PROTECTED]