A respeito de [VotoEletronico] Re: JB: PT quer CPI para pesquisas,
em 04/10/2000, 16:52, Benjamin Azevedo escreveu:

BA> Que mancada do Mercadante.
BA> Eh claro que os institutos influenciam os resultados,
BA> ja que muita gente gosta de votar em quem vai ganhar
BA> (embora outros tb gostem de votar contra quem esta na frente ...).
BA> Por outro lado esta manipulacao nao eh assim tao livre pois
BA> as pesquisas nao sao um monopolio e ninguem ia se expor demais.

BA> OK que as pesquisas estao diferentes de alguns resultados.
BA> Mas querer CPI dos Ibopes & cia, e nao da urna que eh aonde
BA> esta o problema, francamente...

Desculpe,  mas  se há algo que não dá para manipular, são os
institutos  de pesquisa. Eles vivem de acertos, e sempre dão
uma  margem de 3% de desvio. Qualquer coisa além disso, duas
vezes  seguidas,  representa a morte, pois ninguém mais lhes
dará  credibilidade.  Sem contar que existe uma concorrência
ferrenha.

Por  outro  lado, o Instituto Gallup, que esteve por 30 anos
nas  mão  do  meu  concunhado, o Matheus, foi vendido no ano
passado  para um grupo americano que decidiu categoricamente
não  entrar  em  pesquisas  eleitorais, por não considerar o
mercado brasileiro digno de confiança...

--
Grande abraço,

Roger Chadel
Chadel Quality Software
http://www.chadel.com.br

--------

Extraido de minha coleção de taglines:
Há apenas um afrodisíaco: a mulher especial que a gente gosta de tocar, ver, cheirar e
espremer (Errol Flynn)

 /"\
 \ /  Campanha da fita ASCII - contra mail html
  X   ASCII ribbon campaign - against html mail
 / \