On 7 Aug 2001, at 14:42, Paulo Mora de Freitas wrote:

> O problema é que "chamar os fiscais para testarem a urna junto com os
> mesários" implica em quebrar o sigilo do voto! E isso eu não quero, nem
> quero impor a ninguém mesmo em caso de falha.

No caso do voto de teste, o voto será impresso como inválido, e
não é o voto do eleitor. A urna de ser dotada de uma rotina de auto
teste, onde serão avaliados todos os arquivos instalado, um
checksum por exemplo, concomitantemente ela também deve ser
capaz de fazer um teste de impressão. Se o eleitor voltar a
reclamar, o voto dele será feito em separado, e esta sessão terá
que ser apurada manualmente. Creio que se isto vier a acontecer,
não representará sequer 1% das urnas. Nos brasileiros somos um
povo de boa índole, principalmente as pessoas mais simples.
Quem faz safadezas no Brasil são os bacanas.

Aristóteles