Caro Sr. Luiz Paulo Senna Madureira,

Por ter sido citado em sua mensagem achei por bem responder-te diretamente
para prestar alguns esclarecimentos e fazer duas solicitações, que coloco
entre-trechos de tua mensagem abaixo

Peço que encaminhes cópia destes meus esclarecimentos à lista
<[EMAIL PROTECTED]>, pois não sou inscrito ali.

At 02:52 13/08/2001 -0300, Luiz Paulo Senna Madureira wrote:
> [...]
>To: "[EMAIL PROTECTED]" <[EMAIL PROTECTED]>
>CC: Paulo Gustavo Sampaio Andrade <[EMAIL PROTECTED]>,
>         [EMAIL PROTECTED]
>Subject: Re:a resposta do Senna Madureira ao Amilcar
>@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@2
>Prezado Sr. PAULO GUSTAVO SAMPAIO ANDRADE
>Os demais signatários da lista agora podem comprovar que não
>foi meu exagero quando notifiquei neste Fórum a seriedade do
>movimento liderado pelo Dr. Amílcar, do qual o senhor, Sr.
>Paulo Gustavo Sampaio Andrade, igualmente soma seu trabalho
>no computo geral da excelência da atuação ( mormente no facete

Agradeço estas boas palavras ditas sobre mim, sobre o Fórum do Voto-e e
sobre o colega Paulo Gustavo.

>Permita-me, também , algumas RATIFICAÇÕES e RETIFICAÇÕES
>a saber;
>A ) O contrato de assessoria com a CEPESC ( leia-se  ABIN) que
>está em pauta para ser fechado com o TSE é para as eleições  de
>2002.    Não fica muito claro na minuta do contrato ( que tive
>acesso ) o poder de fiscalização de um dos programas que poderá
>ser utilizado pela CEPESC.
>B ) Vou consultar minhas fontes do PDT caso possa enviar para o
>Dr. Amílcar, o documento que epigrafei em mensagem anterior.

Sr. Madureira, eu publicamente tenho manifestado apoio ao pedido do PDT ao
TSE (formalmente apresentado) de que a CEPESC (ABIN) seja afastada do
controle do processo eleitoral, e soube que na última reunião entre o
presidente do TSE com parlamentares (dia 15 de agosto), o Min. Jobim
afirmou ao Sr. Leonel Brizola, concordar com o afastamento deste órgão de
espionagem e com a total transparência dos procedimentos do TSE.

Acontece que existe uma grande distância entre uma manifestação de intensão
do pres. do TSE e a efetiva ação de acabar com as partes "secretas" da
apuração dos votos e do processamento de dados eleitorais.

Assim, eu agraderia muito se você pudesse me apresentar estes dados que
permitirá, a nós eleitores, avaliar qual a verdadeira natureza da
participação do CEPESC neste processo.

No ano de 2000, o CEPESC recebeu R$ 1 milhão do TSE para fazer um serviço
que qualquer universidade brasileira faria por 10% deste valor, com a
vantagem adicional da transparência e, por consequência, com mais segurança
para o eleitor.

>C ) Muito interessante sua informação ( e  referendo ) de que as
>impressoras ( CASO APROVADAS ), seguirão o mesmo caminho
>do que segue a compra das urnas eletrônicas, ou seja, A
>IMPRESSORA será elaborada segundo o edital de licitação
>do TSE, que detalha minuciosamente todas as especificacoes
>tecnicas.
>Informes não confirmados indicam que o item NOTÓRIA
>CAPACITAÇÃO TÉCNICA  ( que coloca legalidade numa
>compra pública de um só fornecedor ), seria dado a EPSON
>do Brasil.

As especificações técnicas funcionais para construção dos protótipos de
impressoras externas que estivessem adaptadas ao projeto de lei do Requião
(emendado pelo Sen. Tuma, justamente com relação à funcionalidade da
impressora) foram apresentados, por mim, a duas fabricantes de impressoras
e de mecanismos de automação bancária: a Bematech e a Epson.

Nestas especificações nada havia que dirigisse a funcionalidade do
protótipo a algum fabricante de impressora ou equipamentos de automação, de
forma que qualquer concorrente destas empresas pudessem participar de uma
possível concorrência futura.
O pedido de construção do protótipo contava com a boa vontade da empresa,
posto que o Fórum do Voto-e não tem recursos financeiros próprios para
pagar pelo desenvolvimento do protótipo que queriamos demonstrar à imprensa.

A empresa Bematech saiu na frente e apresentou sua primeira versão do
protótipo antes, mas depois desistiu quando algumas modificações teriam que
ser feitas.
A Epson entrou mais tarde neste processo e apresentou um primeiro protótipo
bem mais simples e barato que o da Bematech. As alterações que tiveram que
serem feitas foram implementadas rapidamente, e foi este protótipo que foi
apresentado à imprensa pelo Sen. Requião (o Tuma, que deveria estar
presente, estava em viagem naquele dia) e foi apresentado ao Min. Jobim
pelo Gov. Brizola.

O Min. Jobin manisfestou agrado pela simplicidade do protótipo e chegou a
declarar, no dia 5 de agosto em palestra na OAB, que estava disposto a
adotar esta solução para abrir a possibilidade de conferência da apuração
eletrônica, hoje inexistente.

A partir deste momento, o Fórum do Voto-e, tendo cumprido nosso objetivo de
demonstrar a viabilidade técnica de um processo de auditoria da apuracão
eletrônica (o que sempre era negado pelos ténicos do TSE) perdemos controle
do andamento do processo e qualquer especificação técnica que vier a ser
incluída no edital de fornecimento de tais impressoras É DE
RESPONSABILIDADE TOTAL E EXCLUSIVA DO TSE. Se seus técnicos introduzirem
qualquer cláusula que beneficie algum fabricante nestes editais é por
iniciativa deles e a eles deveriamos pedir explicações.

>Caso não for abuso, gostaria de colocar uma questão;
>é verdade que o Dr. Amilcar sairá candidato a deputado
>federal em 2002 ?

Caro Madureira,
Duas coisas:
1- Esta afirmação não tem procedimento. Só neste ano eu já recebi o convite
de três partidos para me filiar e apresentar alguma candidatura.
Não aceitei e não sou filiado a nenhum partido.
Sei que parte da credibilidade que conquistei vem exatamente do fato de eu
não ter vínculo partidário. Eu já prestei assessoria técnica sobre
segurança eleitoral à politicos do: PMDB, PDT, PT, PFL, PPB, PSB e PT do B
(até consulta de candidato do PSDB eu já recebi). Veja que o espectro
político abrangido vai da ponta direita à ponta esquerda, governistas e
oposição.

Prefiro continuar desta forma, pois meu objetivo ao entrar neste luta
sempre foi de dar garantias reais de segurança ao MEU voto.
Eu sou muito egoista e, mais do que dinheiro ou poder, o que eu quero é:
EU QUERO VER MEU VOTO

2- Tendo respondido a tua dúvida sem "fugir da questão", gostaria de
ressaltar que o boato que suscitou tua dúvida tem origem justamente
naqueles que querem, a qualquer custo, "fugir da questão" que sempre
colocamos no Voto-e: A urna eletrônica não oferece garantias reais se
segurança ao eleitor e é vulnerável a grandes fraudes tanto para
identificar os votos como para desviá-los.

Este tipo de boato é criado por malícia, justamente por aqueles que, não
sabendo como responder tecnicamente as nossas denúncias, procuram
desacreditar os denunciantes.

Como nossa (do Voto-e) força vem de sermos supra-partidários e desvinculado
de qualquer poder econônico, aqueles de mente pequena que querem nos
desacreditar atacam justamente estes pontos. Tentam vincular nossa imagem a
interesses partidários ou econômicos.

Eu te faço mais um pedido, Madureira. Por favor nos informe a origem destes
boatos que chegaram a teus ouvidos. Diga-nos os nomes de quem te falou a
nosso respeito, desviando do tema, sem responder a nossas questões

Em casos anteriores eu identifiquei a origem destas aleivosias a meu
respeito no Sr. Moacir Casagrande e em alguns técnicos da Secretária de
Informática do TSE. Foi de alguns destes polos que ouviste a meu respeito?

[ ]s
     Eng.  Amilcar Brunazo Filho
         www.brunazo.eng.br
     Moderador do Fórum do Voto Eletrônico
         www.votoseguro.org
     e do Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa
         www.novomilenio.inf.br/idioma