A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) anunciou ontem a abertura dos programas de Apoio ao Desenvolvimento de Sistemas Baseados em Software Livre (Prolivre) e de Apoio ao Desenvolvimento da Rede Sul de Análise de Genomas, Biologia Estrutural e Bioinformática (Progenesul). As iniciativas de fomento à pesquisa nas áreas de informática e biotecnologia envolvem mais de R$ 1,5 milhão. O diretor-presidente da Fapergs, Renato Oliveira, ressaltou que 'a meta principal é incentivar a realização de estudos em nome de uma democracia real e da qualidade de vida'.

O Prolivre prioriza a qualificação e a inovação da gestão pública de instituições gaúchas. O programa, elaborado com apoio da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), atenderá à área de gestão pública, setores de ensino, geoprocessamento e serviços de saúde. 'Foram alocados R$ 700 mil para os projetos a serem selecionados', explicou Oliveira. As propostas devem ser enviadas até 15 de março. A homepage www.fapergs.tche.br disponibiliza maiores informações.

O Progenesul incentiva a ampliação da capacidade dos grupos de pesquisa em análise de genomas e a aplicação de tecnologias inovadoras para desenvolvimento de biotecnologia. Com a sua implantação, será instalada a Rede Sul de Análise de Genomas, Biologia Estrutural e Bioinformática, com 31 laboratórios, sendo 11 de seqüenciamento, priorizando estudos da saúde animal, em especial sobre agentes infecciosos de suínos. O programa, desenvolvido com o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, receberá propostas até 5 de abril.


 
Para receber de 2ª a 6ª "As 7", a revista virtual gratuita de Marko Ajdaric,
clique no link abaixo
E saia da mesmice dos jornalões
 
 

Responder a