Leitora ótica para impressão digital? E aquele código de barras dos títulos, já não seria suficiente? Aliás, os teclados dos mesários até contam com esse tipo de leitora, ao que me parece.
 
    Andaram lendo alguma coisa parecida com o relatório MIT-Caltech, mas viajaram longe na maionese...
 
    GIL.
-----Mensagem original-----
De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED]]Em nome de Marko Ajdaric
Enviada em: quarta-feira, 20 de fevereiro de 2002 07:59
Para: [EMAIL PROTECTED]
Assunto: [VotoEletronico] Bahia

Durante a reunião com o ministro Fernando Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), representantes do PT revelaram sua preocupação com a segurança das urnas eletrônicas e a transparência do processo eleitoral. “A cada eleição, o partido reafirma a necessidade de a Justiça Eleitoral tornar os procedimentos mais seguros”, afirmou o pré-candidato do PT à sucessão estadual, deputado Jaques Wagner. 

 (...)  
Leitura ótica
 
“É preciso reconhecer que no modelo atual, os mesários podem votar na urna eletrônica no lugar de eleitores ausentes”, argumentou Wagner. Segundo ele, enquanto o sistema de votação não estiver equipado com a leitora ótica para impressão digital, a apresentação do documento de identidade é indispensável.

O PT indica ainda a necessidade de autoria para verificar o funcionamento das urnas eletrônicas por meio de votação paralela, na presença dos fiscais dos partidos e coligações. Com essa medida, os petistas consideram que seria possível assegurar que não haja troca do sistema instalado nas urnas entre o momento da carga e o horário da votação.

Outra proposta dos petistas é para que até 48 horas após o término das eleições os partidos políticos e coligações recebam relatório contendo a relação de todas as seções apuradas pelo chamado sistema de voto cantado. Com isso, os partidos poderiam fiscalizar essa etapa do processo eleitoral.

O ministro Fernando Neves recolheu as sugestões apresentadas pelos petistas e informou que os itens propostos serão analisados. O Tribunal Superior Eleitoral tem até o dia 5 de março para aprovar as resoluções válidas para as eleições de outubro. 


 
 
 
 
 

Responder a