Acho  que  não me exprimi corretamente. Sou totalmente contra sistemas
fechados,  e  por isso concordo com você que o Linux é uma solução que
atende o requisito de sistema aberto.

Porém continuo insistindo que um sistema multitarefa abre brechas para
algo  indesejado,  que  é  rodar  outra  tarefa  em paralelo. Quando o
eleitor  está  votando não deve haver mais nada na máquina a não ser o
programa  que coleta e acumula os votos. O dia em que alguém me provar
a  necessidade de mais de uma tarefa na UE ao mesmo tempo aceitarei de
bom grado um sistema operacional multitarefa.

Durante  mais  de  30  anos  enfrentei  o problema de depurar sistemas
online  multitarefa.  A  maior dificuldade, num sistema multitarefa, é
descobrir a origem de um erro, já que muitas vezes ele não é originado
na  transação que está sendo analisada, e sim em outra, que talvez nem
esteja  mais  na  memória  na hora do problema. A única relação do que
estou  contando com a UE é que quanto mais simples fôr o sistema, mais
fácil  será  auditá-lo  e  mantê-lo  seguro. É preciso lembrar que não
estamos  querendo  apenas proteger o sistema de fraudes, mas também de
erros, simples ou complexos.

A respeito de [VotoEletronico] Re:Re: Mr. Gates e Mr. Da Silva,
em 7/11/2002, às 14:30, Joaquim Salles escreveu:

> [...]
JS> "A urna eletrônica é um computador que deve ter uma única função:
JS> O próprio VirtuOS, que nada mais é do que um DOS tradicional com
JS> capacidade multitarefa, foi escolhido porque o TSE queria que duas
JS> tarefas rodassem ao mesmo tempo: a autenticação do eleitor e a votação
JS> propriamente dita (Márcio, corrija-me se eu estiver dizendo besteira).
JS> No fundo, o que é necessário, é um sistema operacional extremamente
JS> simples, totalmente auditável, exatamente o oposto do que o TSE quer."

JS> O uso do VirtuOS também não é recomendavel pois é um sistema proprietário e
fechado, logo NÃO AUDITÁVEL. A solução seria um sistma operacional aberto e publico
como o Linux, que além de tudo é

acessórios.

Joaquim,

--