> Se a WMF está procurando um espaço físico e a entidade legal também
> terá, por que não pensarem junto sobre esse espaço (local e formato)?
> Essa colaboração reduziria o trabalho dos voluntários do capítulo e da
> WMF, justamento por estarem colaborando. : )
>
> A WMF contratar essas pessoas (que também acho que seria legal
> colaborarmos) me parece algo a parte a questão do escritório. E o
> escritório pode servir a todos, reduzindo custos e esforços de todas
> partes.
Parece massa, e acho que seria o ideal, mas esta é uma "exigência legal
nada legal", se é que me entende. A associação tem que ter um endereço
próprio e a solução mais viável no momento é alugar um escritório
virtual. Se o escritório alugasse duas salas e cedesse uma para a gente
na amizade, bem que seria uma boa sermos vizinhos. Mas espera-se que o
capítulo cubra suas despesas, e não fique na dependência da WMF. Alugar
um escritório "real" (sala, secretária, telefone, internet, água,
energia, IPTU, condomínio) significa destinar à sua manutenção uma verba
que poderia ser destinada a promover suas atividades (passagens,
hospedagem e espaços para eventos, camisetas, brindes e prêmios de
concursos, etc.).

Da mesma forma que eles, ter uma base de apoio (a nossa é apenas
virtual, legal e fiscal) não impede que os voluntários reúnam-se em
outros espaços, como o The Hub, por exemplo, em determinadas ocasiões.
Dá até mais flexibilidade para escolher o espaço mais adequado a cada
evento, sem ficarmos preso a um endereço fixo.

CB