Geazi,

De tudo isto daí que você disse, eu vou apenas discordar no seguinte:

> Para quem não lembra, o delphi só ficou realmente decente a partir da versão
> 3
> e atingiu um ponto de excelencia no delphi 7. Depois eles melaram tudo com o
> 8
> e o 2005 (pesadão cheio de firulas).

Não concordo com você nisto não. O Delphi 1 (Além de um lançamento novo, que o
pessoal fica esperando pra ver qual é pra ver o que que vai fazer) era o que
era porque ele era uma ferramenta voltada para Win16 ou o Windows 3.1x, que
diga-se de passagem, era também bastante limitado se formos comparar com o
Windows 95 (XP nem dá pra comparar). Portanto não dava pra querer que o Delphi
1 fizesse mais que o SO permitisse. É relativo isto. O Delphi 2 foi voltado
para Windows 95. Nesta epoca a Internet ainda estava começando e as aplicações
NTier ainda engatinhavam. Também era um produto que estava a altura do que
existia de bom na época. O Delphi 8 foi realmente um vacilo e o 2005 não sei. O
pouco contato que tive com ele, não me pareceu tão desgraçado assim não. Era
pesadão mesmo, mas muito por conta do dotNET.

> Pô, vamos ser realistas. Uma ferramenta desse nivel, com tudo o que voce
> precisa pra programar, mais o suporte da equipe de desenvolvimento da
> codegear
> por um ano e todas as atualizacoes possiveis por míseros R$ 600,00 (em pre-
> order) ou R$ 900,00 (preço normal) é muito pouco.
> Um tênis da nike custa quase isso e voce nem ganha dinheiro calçando tênis.

Tudo bem que uma ferramenta maravilhosa e fantástica tem um custo, que a
comunidade tem relutância em aceitar. Mas Já que é pra sermos realistas, então
vamos ser realistas por completo. uma ferramenta de desenvolvimento custar
10.000 reais numa Europa ou num EUA da vida é uma coisa. Lá qualquer boteco
copo sujo tem esse cacife pra bancar. Mas Brasil? Só grandes corporações teriam
e mesmo assim um investimento deste porte teria que ser avaliado pelo
departamento finaneceiro. No fritar dos ovos, se você for olhar bem, o
investimento sairia na média de 100 mil reais pra cima. Uma Vale do Rio Doce ou
mesmo uma Belgo da vida. Isto é um investimento razoável. Mas e para uma
Software House no padrão media empresa? Imagina então uma pequena???

Então eu acho que, se não há como mexer no preço final do produto, então tem
que haver um planejamento para permitir que até a padaria alí da equina possa
adquirí-lo. Este plano envolveria prestações, leasing, etc. Seja o que for.
Mas, chegar pro pretendente a comprar o produto e impor um preço e um plano de
pagamento sem margem de negociações, no padrão ou dá ou desce, aí é pior que ar
um tiro no pé.

> Após 20 anos desenvolvendo sistemas, eu cheguei a algumas conclusões.
> Os desenvolvedores reclamam por não terem ferramentas apropriadas e quando
> as encontram, nao estao dispostos a pagar por elas, nem que seja um preço
> justo.
> Todo mundo quer ferramenta free, linguagem free, mas na hora de cobrar do
> cliente todo mundo quer $$$$$$$$$$$$$$$$$$$.

Tudo isto é consequência da ganancia por faturar alto custe o que custar. Não é
que todo mundo quer ganhar $$, todo mundo precisa ganhar $$ e pra ganhar
dinheiro hoje não tá facil. O pouco que voce ganha, voce ainda tem que pensar
em tirar uma parte pra investir. Agora como investir em uma ferramenta de
10.000 ou mais, se seu lucro liquido final anual beirar a um pouco mais do que
isto? È essa que é a maior reclamação do pessoal com a Borland atualmente. Do
Delphi, tecnicamente, pouca coisa temos a reclamar. Mas de preços....

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215