  From: Paulo Sergio Dias
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, May 02, 2007 9:04 AM
  Subject: [delphi-br] Ajuda para poder comparar Delphi.Net com Java

  Pessoal:
  (já enviei esta mensagem, mas não a vi na lista)

  Peço a licença (e paciência) de vocês para me alongar
  na descrição da minha situação...

  Solicito ajuda de quem tenha experiência com Delphi.Net e também
  de Java, para me dar algumas dicas sobre como comparar
  os dois ambientes de desenvolvimento.

  a) Na empresa onde trabalho, temos um sistema grande (Compras, Estoque,
  Faturamento, Produção, etc.) feito em Delphi Win32 (D3, D7, D2006), e
  por isso já estamos familiarizados com o Delphi (desde 1997).

  b) Também já criamos dois sistemas pequenos em Delphi.Net (D2006),
  e alguns módulos que se acessam os mesmos dados dos programas
  feitos em Win32.

  c) Agora, vamos iniciar um novo sistema de RH (folha de pagamento,
  controle de recursos humanos, etc.) que tende a ser grande, e
  necessariamente
  terá de rodar na Web (no Internet Explorer, principalmente).

  d) Alguns membros da equipe acham que em vez de construirmos o novo
  sistema em Delphi.Net, deveríamos partir para JAVA.

  e) Eu não conheço quase nada sobre JAVA... Já tentei ler algumas revistas
  (brasileiras) sobre Java, para tentar conhecer um pouco, mas não consegui
  entender absolutamente nada do que estava lá... (provavelmente por culpa
  minha, já que nunca me dediquei aprofundadamente no aprendizado).

  f) Como a nossa equipe não conhece nada de Java, eu estou prevendo que,
  pelo menos para esse primeiro projeto, o tempo de desenvolvimento
  será muito maior que o tempo que levaríamos desenvolvendo em Delphi.Net
  (que já conhecemos razoavelmente). Por exemplo, se em Delphi.Net
  demoraremos 1 ano para terminar o projeto, em Java demoraremos
  o dobro (é apenas um palpite !).

  Em resumo, incumbiram-me da tarefa de fazer um levantamento de todos
  os prós e contras do Delphi.Net e do Java, e apresentar para o restante
  da equipe. Como eu só conheço o Delphi, inevitavelmente vou acabar
  sendo tendencioso em relação a ele, principalmente porque achei que o
  desenvolvimento em Java é muito mais difícil que em Delphi (sei que posso
  estar errado). Apenas para terem uma idéia, uma das "defesas" do Java
  que foi levantada em conversas iniciais é que "quem não conhecer Java
  estará fora do mercado" (não sei se esse tipo de colocação é procedente).

  Se preferirem entrar em contato em private, meu e-mail
  é [EMAIL PROTECTED]

  Muito obrigado pela atenção de todos.
  Paulo