Olá João, quero participar, hehehe

bom ha muitos e muitos anos, em 1997 + ou -, eu usava paradox, TTable,
DBEdit, a galera toda. era muito rápido de desenvolver,
o acesso era muito rápido, uma maravilha ( equanto tava desenvolvendo ).
fazia uma tela de cadastra complexa em minutos.. era Ajax..  quando comecei
o cliente começou a usar o sistema a coisa se complicou. o sistema era
enorme. vou agora listar os problemas por usar DBAware

1 - Se eu tivesse que modificar o tamanho de um campo, ja era, tinha que
sair projeto a fora removendo e adionando um monte de TField por causa
tamanho. isso era de lascar, e sempre passava um campo e chegavo no
cliente.. pau... campo diferente..

2 - Vira e mexe, nao sei por que o link entra DataSouce + TTable  + DBEdit
sumia... outra luta.

3 - era muito tempo fazendo lookup e coisas do genero.

4 - o Desepenho com o passar do tempo so ia degradando

5 - Corrupção dos dados era frequente...

tem mais um monte de motivos..

ate que um dia eu vi um sistema de um amigo em clipper com uma tabela com
quase 1.000.000 de registros que nunca tinha dado problema, então fiz algo
parecido:   Faço a consulta a Tabela, copio os dados para a memoria (TEdit
), Fecho a tabela, pronto... cabou...  isso da + trabalho.. mas faço isso ha
muito tempo e nao tenhos os problemas que tinha antes...

posso mudar tamanho de campo, sem precisar compilar meu projeto.. (Hj nao
adiciono TField as Query's ) e com isso simplismente nao tenho problemas..
nao tenho que fica configurando TField.. ligando DataSource... coisas desse
tipo;

a unica coisa que uso é o DBGrid e mesmo assin nao uso TField criado em
tempo de projeto

espero que entendam..

Em 16/10/07, Joao Morais <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Pessoal,
>
> Vez ou outra aparecem os defensores do uso de TEdit & cia para
> apresentar e alterar dados do banco de dados. Eu sou suspeito em falar,
> por isto vou me conter e não vou dar pitaco nessa thread. Tenho duas
> perguntas a respeito deste assunto:
>
> - Por que TEdit & cia ao invés de TDBEdit & cia?
>
> - E quanto ao Grid: dbware (TDBGrid ou outros) ou não dbware
> (TStringGrid, TListView ou outros) -- e por quê a escolha?
>
> Obrigado.
>
> --
> Joao Morais

Eduardo Silva dos Santos