Bruno Lichot escreveu:
> Eu aconselho profundamente a guardar a imagem no banco e não em pastas ou
> arquivos.
>

> Não existe justificativa tecnológica na minha opinião de não guardar no
> banco as imagens, é mais fácil de se trabalhar, mais seguro e mais rapido.

    Desculpe Bruno, mas sou totalmente contrário a esta idéia. Explico:

- Usando imagens no próprio banco o cliente perde tempo com backup
desnecessário.
- A probabilidade de corrupção no banco é maior.
- Há sim uma ligeira perda de performance

    A unica viabilidade que posso concordar seria a facilidade da
leitura da imagem, pois como a imagem está no banco, bastaria usar um
componente TDBImage da vida.
    Segurança tb não acredito que seja um argumento para o uso. pois o
próprio firebird já é inseguro por natureza. SYSDBA e masterkey qualquer
"barnabé" abre o banco.

    A melhor opção, sem sombra de dúvida ainda é definindo um campo com
o path da imagem.

[]Os Joel